O primeiro dia da Caravana “Meu Lugar Fala”, promovida pelo Comitê de Cultura do Maranhão, foi marcado por intensas trocas de vivências, partilha de saberes e celebração da ancestralidade na cidade de Codó, território reconhecido por abrigar uma das maiores concentrações de terreiros do estado.

Estiveram presentes, a coordenadora geral e executiva do Comitê de Cultura no Maranhão e coordenadora do Boi da Floresta), Nadiz Cruz; coordenadora do Boi de Leonardo, Regina Avelar; Edilson Viana Veloso, do Tambor de Crioula Os Nagôs, Iakekerê Ruth da Oxum, Zila Moura, representando a Casa Civil de Codó e o professor da UFMA, Alexandre Isídio, UFMA.

Na abertura, a coordenadora geral do Comitê de Cultura do Maranhão, Nadir Cruz, destacou a importância de ampliar o acesso dos fazedores de cultura aos mecanismos de fomento. “Os editais são ferramentas fundamentais de fortalecimento da política cultural, mas ainda enfrentamos o desafio de garantir que todas e todos saibam como acessá-los e consigam participar de forma efetiva”, ressaltou Nadir.

O debate ganhou força com as falas de mestres e pesquisadores locais. Mestre Edilson Viana Veloso, de Coroatá, atuante em diversas manifestações culturais, compartilhou sua vivência sobre as barreiras enfrentadas pelos grupos tradicionais. “Muitas vezes, nós que fazemos a cultura na ponta não enfrentamos a burocracia e a falta de informação, o que afasta quem mais precisa desse apoio”, afirmou o mestre.

Complementando a discussão, o professor e historiador da UFMA, Alexandre Isídio, reforçou a necessidade de uma comunicação mais ampla e antecipada por parte dos órgãos públicos.“A divulgação prévia e acessível dos editais é essencial para que os grupos tenham tempo de preparar suas propostas. Sem isso, a política cultural perde alcance e representatividade”, destacou.

A coordenadora do Boi de Leonardo, Regina Avelar, trouxe outra perspectiva prática de quem já participou de editais de fomento. “A experiência com os editais foi transformadora para o nosso grupo. Conseguimos registrar, fortalecer e mostrar nossa cultura, mas é preciso que mais bois e grupos tenham esse mesmo acesso”, comentou.

Representando a Casa Civil de Codó, Zila Moura, sugeriu que o poder público municipal amplie o suporte técnico aos agentes culturais. “Uma equipe voltada à elaboração de projetos poderia ajudar muitos fazedores de cultura que têm boas ideias, mas não dominam a parte técnica das inscrições”, propôs.

O segundo momento da Caravana foi dedicado à Oficina Direitos Culturais e Territórios, seguida pela atividade Cinema e Trocas de Vivências – Sabores Ancestrais: A herança Culinária Africana na terra do Terecô da Mata Codoense com Iakekerê Ruth da Oxum, que proporcionou um espaço de convivência e partilha entre os participantes. O encerramento foi marcado por uma Gira de Terecô da Mata Codoense/Casa de Oxum com Obaluaiê, reafirmando a força da espiritualidade e da tradição afro-maranhense na construção das identidades culturais locais.

Durante a Caravana, reuniões técnicas com as Secretarias de Cultura de Coroatá e de Educação de Codó, foram alinhadas importantes ações que beneficiarão diretamente os artistas locais. Por meio de um Termo de Cooperação Técnica ficaram alinhadas ações para ambos os municípios.

Em Coroatá, o Comitê apoiará uma formação voltada aos artistas e produtores culturais sobre as Leis de Incentivo à Cultura, oferecendo orientações práticas sobre como acessar editais, elaborar projetos e garantir sustentabilidade para suas iniciativas. A reunião em Coroatá foi com o Secretário de Cultura, Irisvan Costa,e o coordenador, Pretinho Aragão. O mestre da Cultura em Coroatá, Edilson Viana, também participou da reunião.

Em Timbiras foi realizada a Formação em Tecnologias Digitais e Comunicação para Jovens da Escola Municipal Manoel Burgos Timbira com 22 alunos entre 12 a 14 anos. A coordenadora de Comunicação, Yndara Vasques, e a coordenadora geral do Comitê, Nadir Cruz, dialogaram com os estudantes e o professor Gustavo Henrique dos Santos Nunes Barros, sobre o fortalecimento da Cultura a partir do uso do celular.

Em Codó, o Comitê confirmou sua parceria na organização da IX Feira Literária Codoense e na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, ampliando os espaços de diálogo entre arte, literatura, conhecimento e inovação. A reunião foi com o Secretário de Educação, Ricardo Torres, e a equipe do Liceu Maranhense de Codó.

Durante a IX Feira Literária Codoense e a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, o Comitê de Cultura do Maranhão estará presente com um conjunto de ações formativas e de mobilização cultural voltadas à qualificação dos artistas, produtores e agentes culturais da região.

Na área de Tecnologias Digitais, serão realizadas oficinas audiovisuais que abordarão desde noções básicas de gravação e edição de vídeos até estratégias de difusão nas redes sociais e plataformas digitais. O objetivo é capacitar artistas e coletivos a utilizarem ferramentas tecnológicas como aliadas na divulgação de seus trabalhos, no fortalecimento de suas identidades culturais e na geração de renda.

Já a oficina de Elaboração de Projetos Culturais, com foco nas Leis de Incentivo à Cultura, oferecerá orientações práticas sobre como construir propostas consistentes, adequadas aos editais e com potencial de captação de recursos. Serão abordadas etapas como diagnóstico, objetivos, justificativa, orçamento e prestação de contas — tudo em uma linguagem acessível e voltada à realidade dos artistas locais

“A passagem da Caravana “Meu Lugar Fala” por Codó reforça a importância de aproximar políticas públicas dos territórios e de valorizar os saberes ancestrais como parte essencial da cultura viva do Maranhão”, finalizou Nadir Cruz.