Em alusão à campanha nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, realizada durante o mês de maio, será promovido no próximo dia 19/05, das 14h às 17h, no auditório do Ministério Público de Codó, o seminário “Infâncias Protegidas: Compromisso de todos no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”, com lançamento da cartilha “Sofri violência sexual e engravidei. E agora, quais são os meus direitos?”.

O evento é gratuito e aberto ao público, com vagas limitadas, e tem como objetivo promover informação, sensibilização e mobilização em torno de um tema urgente e delicado: o acolhimento e a garantia de direitos de meninas e adolescentes que enfrentam situações de violência sexual e gravidez resultante dessa violência.

A cartilha lançada é fruto de um trabalho conjunto entre a Plan International Brasil, o Ministério Público do Estado do Maranhão (por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude) e o Ministério Público do Estado de São Paulo. A publicação busca orientar vítimas, familiares, profissionais da rede de proteção e o público em geral sobre os direitos sexuais e reprodutivos dessas meninas, fortalecendo a atuação interinstitucional e a construção de uma rede de proteção mais eficaz e sensível.

Produzida especificamente no contexto da campanha nacional do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a cartilha é também uma ferramenta pedagógica para promover o debate e o compromisso coletivo no combate à violência sexual infantojuvenil.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link:
https://www.even3.com.br/seminario-infancias-protegidas-compromisso-de-todos-no-enfrentamento-a-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes-562840/

Com informações de Paula Meneses (Destaque do Maranhão)