O Governo do Maranhão abriu oficialmente a temporada de arraiais do São João 2022. A festa começou na quinta-feira (2), nos tradicionais arraiais no Ceprama e na Vila Palmeira. O maior São João do Brasil vai até 31 de julho, com apresentações em diversos locais, tanto na capital quanto no interior do estado.

O casal Fabrício Criveralo e Gislaine Navas veio de São Paulo para conhecer os Lençóis Maranhenses. Eles aproveitaram a abertura oficial das festividades para visitar o Ceprama, onde puderam prestigiar apresentações como a da Companhia Barrica. “A festa junina em São Paulo é completamente diferente e ver uma apresentação do bumba meu boi, conhecer outra cultura, o folclore, está sendo ótimo”, revelou Gislaine.

Todos os locais que receberão os festejos já estão definidos (ver tabela abaixo). As atrações estão sendo divulgadas aos poucos no Instagram oficial do governo (@governoma) e incluem grupos de bumba meu boi de todos os sotaques, tambor de crioula, quadrilhas juninas, shows e danças típicas do folclore local.

“A cidade está respirando o clima junino com a decoração do Centro Histórico, da rodoviária, do Espigão, enfim. Essa é uma festa gigante e só tem aqui no Maranhão. No Ceprama, por exemplo, as pessoas vão encontrar o artesanato maranhense. Esse, aliás, é um dos arraiais oficias do Governo do Maranhão, que está de braços abertos para receber a todos”, comentou o secretário de Turismo, Paulo Matos.

Governador em exercício, uma vez que Carlos Brandão está afastado para se recuperar de um procedimento cirúrgico, o desembargador Paulo Velten prestigiou a abertura oficial do São João.

“Estou muito animado de ver o funcionamento dos arraias, tão bem organizados, ver a população chegando numa noite de festa, neste momento de reencontro depois de uma grave pandemia, que não acabou ainda, mas hoje nós temos uma cobertura vacinal muito forte no Maranhão, então nós temos que aproveitar esse momento com muita alegria e prestigiar nossa cultura popular maranhense, que é muito rica. Nós precisamos apostar e valorizar aquilo que é nosso. A cultura une a sociedade, une o povo. O sentimento é de alegria e a responsabilidade que tenho é de me fazer presente, mostrar que o governo do Estado prestigia nossa cultura”, disse Paulo Velten.

Confira a programação dos arraiais 2022 na Grande Ilha:

2 de junho a 2 de julho: Arraial da Vila Palmeira;
2 a 5 de junho e 9 a 12 de junho: Arraial do Ceprama;
11 a 30 de junho: Arraial da área Itaqui-Bacanga;
11 de junho a 3 de julho: Arraial da Praça Nauro Machado;
11 de junho a 10 de julho: Arraial do IPEM;
16 de junho a 3 de julho: Arraial da Zona Rural;
16 a 19 de junho: Arraial da Liberdade;
16 a 19 de junho e 23 e 26 de junho: Arraial da Cidade Operária e do Maiobão;
29 de junho: São Pedro;
30 de junho: São Marçal;
1 e 2 de julho: Arraial do Povo de Deus (Parque do Rangedor);
2 e 3 de julho: Arraial de São José de Ribamar;
7 a 10 de julho e 14 a 17 de julho: Arraial da Lagoa da Jansen;
14 a 31 de julho: Arraial do Shopping da Ilha;
21 a 24 de julho: Arraial do Convento das Mercês.