O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou uma nova funcionalidade no programa Celular Seguro: a partir de agora, qualquer pessoa que inserir um chip em um aparelho com alerta de bloqueio receberá uma notificação informando que o celular está registrado como roubado, furtado ou perdido.

O aviso será enviado via WhatsApp pelos números oficiais do governo: (61) 2025-3003 ou (61) 2025-3000.

Quem receber o alerta deve acessar o site do programa Celular Seguro para obter orientações sobre como proceder. Será necessário comparecer a uma delegacia da Polícia Civil com a nota fiscal do aparelho para comprovar a propriedade. Caso não consiga comprovar que é o dono legítimo do celular, o equipamento deverá ser devolvido.

O objetivo da medida é facilitar a devolução de aparelhos às vítimas e auxiliar na identificação dos criminosos, que frequentemente revendem os celulares a terceiros sem que estes saibam da origem ilícita.

Para evitar esse tipo de situação, o Ministério da Justiça recomenda que, antes de comprar um celular usado, o consumidor verifique se há alguma restrição vinculada ao aparelho. A consulta pode ser feita no site ou aplicativo do Celular Seguro, na opção “Celulares com Restrição”, informando o número do IMEI — uma identificação única que pode ser obtida ao digitar *#06# no teclado do celular.

O programa também oferece a função Modo Recuperação, que permite à vítima de roubo, furto ou perda bloquear rapidamente o aparelho em diferentes sistemas e operadoras.