O ano de 2023 ficará marcado como sendo o melhor ano da história do Porto do Itaqui. E para fechar a sequência de boas notícias, o Porto do Itaqui está fechando o ano registrando a maior movimentação de cargas anual de todos os tempos: mais de 36,3 milhões de toneladas movimentadas. Outubro foi o mês que mais movimentou cargas, apresentando um aumento de mais de 16% em relação ao resultado obtido no mesmo mês em 2022.
Outro ponto muito celebrado é o fato de que, pela primeira vez na história do Porto, mais de mil navios operaram no Itaqui em um mesmo ano. O navio número mil foi o Gengo Bourgogne, de bandeira das Ilhas Marshall, que atracou no dia 13 de dezembro trazendo quase 20 mil toneladas de fertilizantes. “Todos os resultados alcançados em 2023 foram fruto de muito planejamento e dedicação de uma equipe que trabalha com muita excelência”, diz o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, que desde que assumiu a gestão,imprimiu um ritmo acelerado de conquista pornovos investidores e, por consequência, novas cargas. Não à toa, o Porto do Itaqui voltou a exportar alumínio 100% maranhense, produzido pelo Consórcio Alumar. O primeiro carregamento de 15 mil toneladas, resultado de uma colaboração entre o Porto do Itaqui, a G5 Logística, a Steinweg e a australiana South32, aconteceu no berço 99 na primeira quinzena de dezembro. O Itaqui realizou ainda a primeira operação de Sebo Bovino, pelo berço 104, movimentada pela Granel Química, que investiu em infraestrutura de armazenagem e tubulação para realizar estas exportações.
Algumas ações foram importantes para que estes grandes marcos pudessem ser atingidos. Uma delas foi a revisão da norma de atracação, que trouxe maior flexibilidade, transparência, equilíbrio e organização para a fila de navios, focando, principalmente, em produtividade, performance e planejamento.
A chegada do novo spreader automático, em um investimento feito pela Suzano, também foi bastante comemorada. De alta tecnologia, capaz de manusear até 32 toneladas de uma vez, o equipamento eleva tanto a segurança quanto a produtividade nas operações portuárias. Foi celebrada, também, a marca das primeiras 100 mil toneladas de fertilizantes transportadas no novo corredor ferroviário do Arco Norte, que liga o Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão, a Palmeirante, no Tocantins. Agora, o trem sai do Itaqui levando fertilizante até Palmeirante e volta trazendo grãos, em uma logística que dinamiza o setor agrícola de toda a região. O ship to ship é outra realidade. Depois de muitos testes, a operação, realizada pela Transpetro foi possível. Nela, é feita uma manobra de transferência de carga entre dois navios em mar aberto ou em áreas portuárias. Eficiência logística ao permitir a transferência de carga entre navios, economizando tempo e combustível.
Também foram feitas adequações no berço 105, que possuía apenas possibilidade de abastecer navios e, agora, pode realizar operação com diesel e gasolina, movimentando tanto para companhias, quanto para outros navios por meio de transbordo. Também houve melhorias para liberar novas opções de linhas para óleo combustível e abastecimentos no berço 106.
O ano de 2023 pode, realmente, ser considerado de conquistas. O Itaqui conseguiu revalidar a certificação 8S, referente à gestão em Qualidade e também as ISOs 9001 (gestão da qualidade), 14001 (gestão ambiental) e 27001 (gestão de segurança da informação), além de garantir a nova certificação na ISO 45001 (gestão de saúde e segurança ocupacional), que atesta o trabalho feito em prol da redução de lesões e doenças ocupacionais, incluindo a promoção e proteção da saúde física e mental. O foco em uma gestão planejada e compartilhada, também rendeu muitos prêmios ao longo do ano, como o de ter uma das melhores gestões portuárias do país, entre os portos públicos, reconhecida pelo Ministério dos Portos e Aeroportos. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), ainda escolheu o Itaqui como melhor do país em inovação e em desempenho ambiental. Aliás, meio ambiente é um tema essencial para o Porto. Tanto que ele será o primeiro do Brasil a ter um plano de descarbonização, através de uma parceria firmada com o Porto de Valência, na Espanha.
Todo esse trabalho rendeu mais uma excelente notícia para o Maranhão. No início de novembro, durante o lançamento do Novo PAC no estado, o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa, anunciou que o governo federal renovará a concessão do Porto do Itaqui, para o Maranhão, por mais 25 anos.
Por tudo isso, e por tantas outras ações e conquistas, o ano de 2023 está sendo considerado o melhor da história do Porto do Itaqui. E, segundo o presidente Gilberto Lins, “essa é mais uma marca que buscaremos suplantar em 2024”.
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