A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Trígono, que desarticulou uma organização criminosa suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão ao Narcotráfico de Imperatriz (DENARC) e contou com apoio de forças policiais de Tocantins, Mato Grosso e Pará.

Foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão nas cidades de Imperatriz (MA), Davinópolis (MA), São Miguel (TO), Tocantinópolis (TO), Pontes e Lacerda (MT) e Belém (PA). As investigações, iniciadas há mais de um ano, apontam que o grupo movimentou cerca de R$ 33 milhões, parte deles lavados por meio de empresas de fachada.

Durante a operação, os policiais apreenderam sete armas de fogo, 195 munições de diferentes calibres, grande quantidade de drogas, insumos para preparo, dinheiro em espécie e aparelhos eletrônicos. Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo, e outro homem também foi detido pelos mesmos crimes.

A Justiça determinou ainda o bloqueio de valores nas contas dos investigados e o sequestro de bens, incluindo veículos de alto valor. Entre os presos estão uma mulher detida em Tocantinópolis, um homem em Belém e outro em Pontes e Lacerda, todos localizados com apoio das polícias civis locais.

Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar o rastreamento do patrimônio adquirido com recursos ilícitos.