Uma passageira foi presa pela Polícia Federal após ser flagrada transportando medicamentos irregulares para emagrecimento no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís. A ação ocorreu no último sábado (28), durante uma fiscalização de rotina realizada no terminal da capital maranhense.

De acordo com a Polícia Federal, os agentes encontraram 12 caixas contendo frascos da substância Tirzepatida na bagagem da mulher, que havia desembarcado de um voo vindo de Foz do Iguaçu, no Paraná. O medicamento é utilizado em tratamentos para perda de peso, mas estava sendo transportado sem a devida documentação sanitária e de importação.

A irregularidade configura descumprimento das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável por regulamentar a entrada e o uso desse tipo de produto no país.

Todo o material foi apreendido e a passageira foi detida. Segundo a Polícia Federal, foram iniciados os procedimentos legais para investigar a origem e o possível destino da carga, além de apurar se há envolvimento de outras pessoas no caso.

O transporte irregular de medicamentos é considerado crime e pode trazer riscos à saúde pública, já que não há garantia sobre a procedência, armazenamento e qualidade dos produtos.