Internado no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), de São Luís (MA), Eleoberto Ribeiro foi surpreendido com uma festa surpresa de aniversário na última terça-feira (12). A celebração, preparada pela equipe da unidade de saúde, emocionou o aniversariante que comemorou a chegada dos 48 anos e está em tratamento contra a Covid-19.
“A pandemia alterou muito a dinâmica das relações sociais dentro do hospital. O isolamento dos pacientes integra o tratamento e afeta a estabilidade emocional e psíquica por conta do distanciamento da família. Este é o segundo aniversário que organizamos dentro do hospital como forma de garantir mais acolhimento e humanização”, disse Roberta Alencar, psicóloga do HCM.
Para a festa, de iniciativa do Instituto Acqua e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o hall do terceiro andar do hospital foi enfeitado com balões. Médicos residentes, enfermeiros, técnicos e equipe assistencial participaram do momento que ofereceu conforto e carinho tanto para o paciente quanto para os profissionais que estão lidando com uma rotina excepcional devido à pandemia do novo coronavírus.
Com um tablet, a psicóloga entrou em contato com os familiares do paciente para uma transmissão ao vivo da festa. Eleoberto é pai de dois filhos e sentiu-se emocionado. “Estou há três meses internado. Já fiz duas cirurgias e estou em fase de recuperação também pela Covid-19. Ninguém gostaria de passar o aniversário no hospital, mas ser acolhido assim dá um conforto no coração. Estou confiante em Deus e nos médicos que tudo vai dar certo”, garantiu Eleoberto.
Ascom
Parabéns à equipe do hospital, isso sim que chamo de um acolhimento, aqui em Codó a prefeitura acohe o povo com urnas funerárias. Prefeito de Codó peça pra sair junto com sua gangue de bandidos
Só vi uma atitude dessa aqui em Codó, foi quando Braúna foi diretor da upa que ele permitiu que fosse realizado um aniversário de um paciente no refeitório. Este tipo de ação marcam as pessoas. Atualmente só temos perseguições e decepções com essa atual gestão.