Uma moradora do bairro Santo Antônio, em Codó (MA), procurou a reportagem para denunciar a precariedade no atendimento do posto de saúde da comunidade. De acordo com o relato, apenas uma médica está disponível para atender toda a população local, e as marcações de consultas só ocorrem uma vez por semana, às sextas-feiras.
A denunciante afirma que a situação tem gerado grande transtorno, especialmente para quem precisa de atendimento com urgência. “Isso tá atrapalhando muita gente que tá precisando de atendimento. Por exemplo, na quarta-feira meu filho ficou doente, fui no posto e já não tinha marcação. O povo tem que esperar uma semana pra marcar”, relatou.
Ainda segundo ela, quando os moradores procuram o Hospital Geral Municipal (HGM), são orientados a retornar ao posto de saúde, o que gera um ciclo de frustração e falta de assistência. “A gente fica sem saber o que fazer. Uma semana doente em casa pra conseguir uma consulta e ainda se dormir na fila pra conseguir”, desabafou.
A denúncia levanta um alerta para a gestão municipal do prefeito Chiquinho do PT, sobre a necessidade de ampliação no número de profissionais e na organização do sistema de marcação de consultas, especialmente nos bairros mais carentes da cidade.
Até o fechamento desta matéria, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não havia se manifestado sobre o caso.
Prefeito fulerage paga até açougueiro pra falar bem dele. Não adianta não que com esse Chiquinho tudo tá piorando. No HGM o povo tá morrendo por falta de tudo, as máquinas tão tudo quebrada e medicamento não tem. Mas dinheiro não falta. 👎