Uma moradora de Codó procurou a reportagem para denunciar a situação crítica da saúde pública no município, que é administrado pelo prefeito Chiquinho do PT. De acordo com o relato, há mais de um mês ela tenta realizar um simples exame de sangue, mas não consegue por falta de organização e estrutura nas unidades de saúde.

Já estou com um mês correndo atrás de um exame de sangue e não consigo. Falam de uma tal ficha da UBS, mas nunca tem. Tenho retorno com a dermatologista, mas sem essa ficha não consigo atendimento. Raio-x então, nem se fala. Nunca consegui, muito menos uma biópsia”, afirmou.

A moradora também reclamou da dificuldade para conseguir uma fisioterapia e da humilhação sofrida por pacientes nos locais de atendimento. “A gente chega lá e é uma maior humilhação. Os funcionários tratam a gente mal. Eu acho que não precisa disso tudo. Se os médicos passam o exame, é porque sabem que o município tem os recursos pra fazer. Mas aí mandam a gente ir na Secretaria de Saúde, dizem que faz no HGM, e quando a gente chega lá dizem que tem que pegar ficha no posto. É um jogo de empurra.”

A denúncia reflete a indignação de muitos codoenses que enfrentam diariamente a precariedade do sistema de saúde municipal. A população cobra soluções urgentes do governo de Chiquinho do PT para garantir o mínimo de dignidade no atendimento à saúde.