O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, assinou, dia 28 de junho, o Termo de Colaboração com a Organização da Sociedade Civil (OSC), que atuará no projeto Floresta Protetora dos Mananciais, no âmbito do Programa Maranhão Verde.
O projeto será executado no interior do Parque Estadual do Bacanga e objetiva a recuperação das nascentes, matas ciliares e áreas de recargas situadas dentro da unidade de conservação, contemplando, incialmente, as regiões do Reservatório do Batatã e do Rio Prata.
Programa Maranhão Verde
O Programa Maranhão Verde foi instituído pela Lei Estadual nº 10.595/2017, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 32.969/2017, e tem como objetivo incentivar e promover a recuperação dos ecossistemas, promover a cidadania, a melhoria das condições de vida e a elevação de renda da população em situação de extrema pobreza que exerça atividades de conservação e recuperação dos recursos naturais, além de incentivar a participação de seus beneficiários em ações de capacitação ambiental, social, educacional, técnica e profissional.
Parque Estadual do Bacanga
Criado pelo Decreto Estadual nº7.545/1980, com área total de 3.075ha, o Parque Estadual do Bacanga é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo sustentável.
O Parque foi criado pelo Decreto Estadual nº7.545/1980 com área total de 3.075ha, principalmente, devido a existência de mananciais superficiais e subterrâneos.
Ascom
Marcelo, quando que Codó será contemplado com o Programa Maranhão Verde? Temos vários rios em nosso Município e todos precisam ser preservados.