Os agentes comunitários de saúde (ACS) do município de Codó, administrado pelo prefeito Chiquinho do PT, estão enfrentando uma situação alarmante devido à falta de pagamento de seus salários referentes ao mês de dezembro de 2024. Além disso, os profissionais relatam que, mesmo com o repasse do governo federal, incluindo os valores reajustados, o recurso ainda não foi transferido para suas contas.

De acordo com mensagens enviadas por uma agente comunitária, o valor de R$ 755.964,00 foi repassado pelo governo federal à Prefeitura no dia 9 de janeiro de 2025. No entanto, até o momento, o recurso destinado aos salários dos ACS permanece sem utilização, gerando revolta e incerteza entre os trabalhadores.

“Mês de dezembro veio com aumento, ele [prefeito] não pagou nosso aumento. E até agora nada de pagamento dos ACS. Estamos até com medo de não receber este mês”, desabafou a denunciante, que preferiu não se identificar.

Os trabalhadores também afirmam que estão enfrentando dificuldades financeiras devido à falta do pagamento. Alguns relataram precisar recorrer a empréstimos para arcar com despesas básicas. A denunciante apelou por ajuda para que o caso fosse divulgado: “Queremos sua ajuda, por favor, nos ajude aí. Pra ele [prefeito] pagar os ACS. Porque nosso dinheiro tá na conta da prefeitura desde o dia 14, com aumento”.

A situação vem gerando críticas à gestão municipal, em especial à atuação do secretário de Saúde, que, segundo a denunciante, tem se mostrado ineficaz diante do problema.

Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Codó não havia se pronunciado sobre o caso.