Uma medida tomada pelo prefeito Francisco Nagib na noite desta sexta-feira (17) foi interpretada pelos familiares do Pai de Santo e Comendador da República, Mestre Bita do Barão, como uma verdadeira declaração de guerra.

A família de Bita do Barão havia programado uma celebração religiosa pela passagem de um ano de morte do umbandista. O ato ocorreria na manhã deste sábado (18) na igreja de São Francisco e contaria com a presença de apenas 10 pessoas. No entanto, o prefeito assinou um decreto proibindo a realização de missas horas antes do evento e deixou todos revoltados.

De acordo com os familiares, a celebração seria transmitida pela internet para filhos e filhas de santo que Bita do Barão deixou no Brasil e em vários outros países. Pessoas que admiram o legado deixado pelo popular babalorixá e aguardavam com ansiedade assistir a missa em sua homenagem.

O Blog do Marco Silva ouviu alguns familiares e constatou de perto a revolta de todos. A Baronesa Janaína Souza, filha de Bita do Barão, lamentou a atitude de Nagib, pediu respeito e avisou ao prefeito que só tem medo do castigo de Deus (assista abaixo).

https://www.youtube.com/watch?v=gkD_ZUb9hyE

Procurado por nossa equipe de reportagem, o prefeito Francisco Nagib disse que lamenta o cancelamento da celebração e informou que sua decisão foi interpretada de forma equivocada pelos famíliares de Bita do Barão. O prefeito disse que entrou em contato com o padre José e foi informado que a missa foi cancelada pelo padre Cordeiro, que viria de outra cidade para o evento religioso.

Segundo atrito

É importante destacar que não é a primeira vez que Nagib entra em atrito com familiares de Bita do Barão. Em fevereiro, o prefeito perdeu o controle emocional ao ser criticado pelo neto do babalorixá e pediu que o jovem deixasse de ser besta.

A resposta dura de Nagib foi feita após Gustavo Wilson publicar um vídeo em seu Instagram criticando o prefeito pela demora em resolver o problema de um enorme buraco que apareceu na rua Rio Grande do Norte após uma forte chuva.