Uma medida tomada pelo prefeito Francisco Nagib na noite desta sexta-feira (17) foi interpretada pelos familiares do Pai de Santo e Comendador da República, Mestre Bita do Barão, como uma verdadeira declaração de guerra.
A família de Bita do Barão havia programado uma celebração religiosa pela passagem de um ano de morte do umbandista. O ato ocorreria na manhã deste sábado (18) na igreja de São Francisco e contaria com a presença de apenas 10 pessoas. No entanto, o prefeito assinou um decreto proibindo a realização de missas horas antes do evento e deixou todos revoltados.
De acordo com os familiares, a celebração seria transmitida pela internet para filhos e filhas de santo que Bita do Barão deixou no Brasil e em vários outros países. Pessoas que admiram o legado deixado pelo popular babalorixá e aguardavam com ansiedade assistir a missa em sua homenagem.
O Blog do Marco Silva ouviu alguns familiares e constatou de perto a revolta de todos. A Baronesa Janaína Souza, filha de Bita do Barão, lamentou a atitude de Nagib, pediu respeito e avisou ao prefeito que só tem medo do castigo de Deus (assista abaixo).
https://www.youtube.com/watch?v=gkD_ZUb9hyE
Procurado por nossa equipe de reportagem, o prefeito Francisco Nagib disse que lamenta o cancelamento da celebração e informou que sua decisão foi interpretada de forma equivocada pelos famíliares de Bita do Barão. O prefeito disse que entrou em contato com o padre José e foi informado que a missa foi cancelada pelo padre Cordeiro, que viria de outra cidade para o evento religioso.
Segundo atrito
É importante destacar que não é a primeira vez que Nagib entra em atrito com familiares de Bita do Barão. Em fevereiro, o prefeito perdeu o controle emocional ao ser criticado pelo neto do babalorixá e pediu que o jovem deixasse de ser besta.
A resposta dura de Nagib foi feita após Gustavo Wilson publicar um vídeo em seu Instagram criticando o prefeito pela demora em resolver o problema de um enorme buraco que apareceu na rua Rio Grande do Norte após uma forte chuva.
esse menino que estar prefeito na nossa querida Codó por conta do nome de seu pai. não respeita ninguém ele não conhece de história mestre BITA perfeitinho deu nome à essa cidade.
Só ouvir verdades o prefeito impediu uma celebração em homenagem ao mestre Bita do barão em quanto isso as lojas do centro já estão funcionando, falo isso não só pó a homenagem, mais pra quem não sabe o decreto foi prorrogado pro dia 17 de maio somente os serviços essenciais podem funciona, Farmácias, supermercados, clínicas veterinárias, em todos os outros lugares do mundo está assim, e porque só Codó está abrindo, sem conta que a caixa de Codó as lotéricas lotadas com filas a forma de contágio e muito alta, nos outros lugares e um metro de distância de cada um, mais em Codó não é todo mundo junto como se o COVID-19 não existisse isso se não já estive aí, pois como não tem estrutura pra isso não essa que é a grande verdade.
Marcos entendo que não é assim.
Existe uma relação entre as famílias.
Sempre existiu o respeito da família Oliveira pelo saudoso mestre Bita do Barão e familiares.
O que tem ocorrido tem sido a empolgação de um jovem Neto, que talvez pela ainda não completa formação intelectual, talvez está sendo utilizado politicamente para agredir os Oliveiras, que por sinal também sempre tiveram boa relação com o Pai deste jovem e com o próprio jovem Neto.
Quanto ao Decreto eu penso que não houve um fim específico de “ atrapalhar ou impedir” a missa, mas é a prorrogação do Decreto anterior e segue o mesmo a nível estadual.
As missas e cultos religiosos já estavam suspensos muito antes e tal situação é de conhecimento da cidade de Codó.
A nobre baronesa , pelo conhecimento que tem, já era ciente que não estava havendo missas ou cultos. ELA que quis mudar o que todos os católicos e evangélicos e ELA também como católica são cientes.
Os Padres de Codó desde a decretação desta pandemia estão sem celebrar missas, batizados, etc…AFINAL quem não sabe disso?
Todos leitores dos blogs de Codó são cientes que ela mesma vem prorrogando a “ volta aos atendimentos “ e seus trabalhos religiosos devido a pandemia.
Não se trata de querer mandar na Igreja, se trata de respeito por Wilson Nonato de Sousa ser legítimo dessa terra e levar o nome de Codó aos autos de documentos históricos nacional e internacional, triste v os nascidos nesta cidade naondefender seu corterraneo e defender o não legítimo que explora o povo e tira do último dessa pobre cidade. Lamentável era só 5 pessoas na igreja triste demais ainda mais ser Comendador da República e tinha seus direitos.
Nagib entrou em guerra foi contra o povo de Codó. Nagib pede pra cagar e sai.
O que mais me chamou atenção não foi a guerra entre o prefeito e essa mulher. Foi ela falar que o pai dela está no céu e ao lado de Deus. Kkkk
Talvez sim. Afinal Deus não faz distinção entre os seres humanos.
Agora ela é que não pode invocar o nome de Deus de modo que fique evidenciado algum desejo de algum mal ao próximo.
Espero e desejo que esteja conduzindo e honrando o nome do Pai e cumprindo com as obrigações trabalhistas de todos os vários empregados deixados empregados pelo saudoso e bondoso mestre Bita.
Sim e dair, ela não tem o direito de almejar o céu e ao lado de Deus para o pai dela?, algo comun que todos almejam para seus ente-queridos falecidos. A caso estais julgando que seu pai estar no inferno? Sendo assim deixe de lado o sarcasmo e a maledicência .
Ficarão de fora os cães os feiticeiros os idólatras os homicidas e todo aquele que ama e pratica a mentira.
Apoc. 22.v 15- 21
Vejo que se Jesus Cristo descer em Codó e falar que é Deus a população apedreja ele e proclama bita de Deus de Codó
Sim e dair, ela não tem o direito de almejar o céu e ao lado de Deus para o pai dela?, algo comun que todos almejam para seus ente-queridos falecidos. A caso estais julgando que seu pai estar no inferno? Sendo assim deixe de lado o sarcasmo e a maledicência .
Se ele tá ao lado de Deus, pra que missa, reza etcc??
Incoerência total
A pior coisa é falta de conhecimento primeiro a religião do Mestre é Umbandista está sincretizada com a Igreja católica portanto usamos rituais sagrados como missa etc .. Todo ser humano tens seus ritos sagrados, então qdo vc morrer pq enterrar então joga o corpo fora não é isso. A missa é uma simbologia sagra de respeito as pessoas e suas diversidades. Incoerência é o que vc fala sem conhecimento.
Acho que o prefeito está apenas cumprindo uma determinação do MP, caso contrário pode ser aberto um processo por improbidade administrativa, e o quê está no decreto, então ela tem quê reclamar e com o Promotor, só acho.
Os parentes de bita se acham os donos de Codó e acham que bita é Deus..cuidado se eu fosse eles eu rezaria pra Deus não baixar a mão sobre os mais feitos dele isso sim.os parentes dele tem que saber que quem tinha poder de enganar o povo de Codó era ele de agora em diante de eles não souberem o que estão fazendo eles vão é pra roça
Porque não fizeram uma celebração no próprio terreiro de umbanda? Nem via esse povo na igreja, pra querer tá celebrando missa em ação de graça, sem contar que o momento não permite, não é pq Bita tá completando um ano de morto que vai abrir exceção.#fiquemosemcasa#
O Papa Francisco deu uma nota que as igrejas Católicas tem hierarquia própria e não são regidas de poder público. Elas podem ser fechadas em seu culto no total de 10 pessoas como fazem missas em Live no mundo inteiro. Portanto não houve nem um agravamento em marcar a missa já que ela iria acontecer com todos os procedimentos sanitários da OMS
Adriano Nóbrega. Pra roça eles não devem ir, lá não os queremos. Deixa nós com nossas lavouras fora briga besta por causa de buraco.
Briga ou não.
É desnecessário
Uma vez que estamos em um momento muito difícil.
10 ou 5 pessoas tanto faz uma vez q já tínhamos um decreto proibindo tão ato.
Logo acho desnecessário esse “desentendimento”
Façam a ação de graças no próprio terreiro com 5 ou 10 pessoas com transmissão para os demais. A família tem estrutura pra isso.
O momento é de FICAR EM CASA!
MANTENHAM A PAZ. QUE É O Q MAIS PRECISAMOS NESSE MOMENTO..
Quero dizer a todos as pessoas que não conhecem muito a Igreja Católica; que a Santa missa faz parte dos ritos católicos e não dá Umbanda. Estou dizendo isto sem preconceito com os adeptos da umbanda, outra coisa os umbandistas deveriam ter rituais próprios em homenagem aos seus falecidos sem precisar de ritos cristãos como a Santa missa.
.