O caso de racismo ocorrido na Escola Adventista de Codó continua gerando forte repercussão nas redes sociais. A vítima é a professora Lindinalva da Silva Santos, que foi alvo de um ato racista praticado por um aluno dentro da instituição.

A denúncia veio a público após a biomédica e tricologista Cris Mendes publicar um vídeo em que condena o comportamento do estudante e cobra que a família do aluno seja responsabilizada. Ela também exigiu que a escola se pronuncie publicamente e adote medidas preventivas para evitar que situações semelhantes se repitam.
Apesar da grande mobilização e da cobrança popular, a Escola Adventista de Codó tem mantido silêncio absoluto sobre o caso. Em vez de emitir uma nota oficial, a instituição optou por fechar os comentários em suas publicações nas redes sociais, o que gerou ainda mais indignação entre internautas.
Uma das mensagens que ganhou destaque nas redes afirma:
“O silêncio da escola @adventistacodo diante da violência racial é também uma forma de conivência. Racismo é crime e não deve ser relativizado nem ignorado. Toda escola tem o dever ético e social de proteger seus educadores e promover o respeito à diversidade. Minha solidariedade irrestrita à professora agredida. Sua dor é coletiva, e nossa voz permanecerá firme contra toda forma de discriminação. Sugiro, inclusive, que famílias negras e todas aquelas comprometidas com a luta antirracista reconsiderem manter seus filhos em instituições que se omitem diante do racismo.”
Enquanto isso, a comunidade local e diversos perfis nas redes sociais seguem cobrando transparência, responsabilização e compromisso antirracista por parte da escola.

Foi necessário uma ativista do Rio de Janeiro se posicionar para que o caso de racismos fosse evidenciado!!!
Por isso que temos que temos que falar sobre Consciência Negra!!!