Nesta quinta-feira (8), o Governo do Maranhão segue espalhando a alegria, o clima e a magia do Natal no Centro de São Luís, a exemplo da Praça Deodoro, com desfile natalino, visitação e encenação lúdica na Casa do Papai Noel, apresentações musicais, Cantata Natalina e máquina de neve; e da Praça Dom Pedro II, com videomapping.

O espírito natalino, que tem tomado conta da capital com a ajuda da Secretária de Estado da Cultura (Secma), tem garantido a democratização da cultura e da arte a todos, com espaços aconchegantes e seguros às famílias, com acessibilidade às pessoas e artistas com deficiência, além de atrações com auxílio de intérpretes de libras.

Visitando a decoração natalina pela primeira vez, a dona de casa Roberta Brasil fala da emoção que os espaços e apresentações trazem em anunciação ao Natal.

“Eu estou achando muito lindo, é a primeira vez que venho e já fico emocionada com a chegada do Natal. Aqui, eu tenho gostado de tudo, das músicas, do coral, do efeito de neve que as crianças estão gostando muito, a projeção. É um ambiente muito gostoso, muito seguro para estar com as crianças e a família toda”, disse Roberta.

A cantora Isabelle Passinho, que foi uma das atrações com o show “Todos os Natais”, desta quinta-feira, é pessoa com deficiência e destacou o quão importante é a iniciativa do Governo em garantir oportunidades iguais e recursos de acessibilidade para que a arte possa ser exercida com liberdade e alegria.

“Tem sido um trabalho sensacional realizado pelo Governo do Maranhão, que se preocupa em pautar a acessibilidade cultural não apenas para os artistas com deficiência, mas também ao público com deficiência, fazendo realmente um natal para todos, com palco e rota acessível, intérpretes e participações de pessoas com diferentes deficiências”, destacou a cantora.

Jonatan Campelo, que é ajudante de distribuição, fala da evolução do espetáculo natalino promovido pelo estado e faz um convite às famílias.

“Já vi muitos natais e, a cada ano, o Maranhão e São Luís têm evoluído. O Governo do Maranhão está de parabéns. Venham, o clima aqui é familiar, será um ótimo passeio antes do Natal”, convidou Campelo.

A Praça Dom Pedro II, que tem destaque para videomapping projetado na fachada do Palácio dos Leões, tem garantido oportunidades a microempreendedores como a Carliane Rocha, do ramo da gastronomia.

“Aqui, temos uma visibilidade maior, é uma oportunidade para a gente empreender, mostrar os nossos produtos e fazer com que as pessoas levem o sabor e o afeto para suas casas”, afirmou a empreendedora.

O empresário Robson Carvalho, que volta a visitar o Natal do Maranhão neste ano de 2022, reforça que o clima harmonioso fortalece as confraternizações em família.

“Estivemos aqui no ano passado e gostamos muito das apresentações. Agora, o ambiente está bem iluminado, passando a mensagem do Natal sobre o nascimento de Jesus e a confraternização em família”, disse.

Natal em todo o Maranhão

A programação natalina, aberta no último dia 3, na Praça Deodoro, em São Luís, acontece em 20 bairros de São Luís e zona rural, e em mais 21 cidades maranhenses, incluindo os municípios da Região Metropolitana.

Até o dia 23, na Praça Deodoro, em São Luís, o público poderá apreciar shows natalinos, o tradicional desfile, visitação à Casa do Papai Noel e se encantar com a máquina de neve e o videomapping, espetáculo de luzes que também acontece na Praça Dom Pedro II.

O projeto Natal acontece ainda na RFFSA (Av. Beira-Mar), com painel interativo 3D, e o público vai se encantar com a decoração e o trem soltando fumaça. E, na Rua Portugal, na Praia Grande, há espetáculo de luzes projetadas nas ruas e nas fachadas dos prédios, por meio dos globes shows (globos espelhados efeito arquitetônico).