Teve início nesta segunda-feira (14), no Centro de Ensino Renascença, em São Luís, a campanha de vacinação nas escolas públicas do Maranhão. A ação é realizada em parceria com o Ministério da Saúde e tem como meta imunizar mais de 1,6 milhão de alunos em todos os 217 municípios do estado.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a campanha visa atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes da rede pública, com foco especial na imunização contra o HPV para jovens entre 15 e 19 anos. A mobilização segue até o dia 30 de abril.

A coordenadora de Imunização da SES, Alice Figueiredo, destacou a importância da iniciativa e o trabalho conjunto entre as pastas da Saúde e da Educação.

“A Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com a Secretaria de Educação, tem realizado essa estratégia de vacinação nas escolas. Desde o início do ano letivo, todos os 217 municípios já estão trabalhando nessa ação”, afirmou.

A campanha contempla todas as vacinas do calendário nacional e busca ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.

É fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos à atualização das carteirinhas de vacinação. Estamos também fazendo um chamado para que a comunidade escolar se una nesse esforço para proteger nossas crianças menores de 15 anos”, reforçou Alice Figueiredo.

A estratégia segue o modelo de microplanejamento, fortalecendo os vínculos entre educação e saúde para garantir o acesso à imunização nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio.

Nos próximos dias, a campanha será levada a outras unidades escolares da capital. Na terça-feira (15), a vacinação ocorrerá no Centro de Ensino Arthur Carvalho, na Rua Armando Vieira, e no Centro de Ensino Humberto de Campos, na Avenida Kennedy, ambos localizados no Bairro de Fátima, das 8h às 12h.

Na quarta-feira (16), a ação segue no turno vespertino, das 14h às 17h, no Centro de Ensino Japiaçu, no bairro Anjo da Guarda.