Dois caminhões que transportavam madeiras foram detidos, no último sábado (16), no povoado Macaquinho, zona rural de Timbiras (MA). As apreensões foram feitas por uma equipe da Polícia Militar.
Durante o procedimento, foi constatado divergências na documentação apresentada pelos condutores e ficou comprovado que as cargas foram retiradas de forma ilegal.
Os policiais realizaram uma revista nos dois veículos e encontraram uma espingarda calibre 20 e munições. Os motoristas foram encaminhados para a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil Codó.
A Polícia Militar reforça que exploração de madeira de forma ilegal e sem autorização dos órgãos ambientais é crime. Os veículos foram apreendidos em flagrante e os condutores autuados.
Conforme a legislação em vigor, o Documento de Origem Florestal (DOF) constitui licença obrigatória para o transporte de produtos florestais de origem nativa e deve conter as informações sobre a procedência, características, rota utilizada e destino dos produtos transportados.
Com informações da jornalista Emanuela Carvalho
Não sei se cabe utilizar o termo “Madeira ilegal”, pois, todo esse processo é do conhecimento e val da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de TIMBIRAS.
Não sei se cabe utilizar o termo “Madeira ilegal”, pois, todo esse processo é do conhecimento e val da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de TIMBIRAS. Incluse, e do conhecimento do administrador municipal
Ninguém pode tirar madeira Mas os Paraguai pode chegar e desmatar
É proibido tirar madeira Mas os Paraguai pode chegar a comprar e desmatar e não tem nada