O grupo político do prefeito de Codó, Chiquinho do PT, segue perdendo espaço na estrutura estadual. Após a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ser retirada das mãos do vereador Leonel Filho e transferida para o ex-prefeito Zé Francisco, outras duas importantes representações do governo estadual no município também mudaram de comando.

De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado do Maranhão, foi oficializada a exoneração de Mary Innys de Alencar Araújo da chefia do escritório regional da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP) Ela é esposa do vereador Araújo Neto, que já vinha enfrentando dificuldades dentro da própria base, após não conseguir indicar o secretário municipal de Agricultura. Com a perda do único cargo de destaque que ainda possuía, Araújo Neto vê seu prestígio político reduzido.

A nova responsável pela Aged em Codó será Patricia Paula Ferreira, filha do vereador Teonilo do Garra. A nomeação foi feita a partir de indicação do vereador Antônio Luz, que vem se consolidando como um dos principais aliados do governo Carlos Brandão na cidade.

Outra mudança significativa ocorreu na Unidade Regional de Educação (URE) de Codó. Fátima Stela Bezerra Viana Barbosa, esposa do ex-vereador Evimar Barbosa, deixou o cargo, que agora será ocupado por Maria de Jesus Batista Rios, também ligada ao vereador Antônio Luz.

As nomeações reforçam o fortalecimento político de Antônio Luz junto ao Palácio dos Leões e evidenciam o enfraquecimento da influência do prefeito Chiquinho do PT no governo estadual. Apesar de Luz ser formalmente aliado do prefeito, o governador Carlos Brandão tem demonstrado preferência e maior confiança no parlamentar. A movimentação ocorre em um contexto de articulações políticas com vistas às eleições de 2026, quando o prefeito de Codó é cotado para apoiar o petista Felipe Camarão em um possível confronto contra Orleans Brandão.

YouTube video