O arco multicolorido

O arco-íris é, na verdade, uma dispersão de luz branca. O fenômeno, separa a luz do sol, quando esta brilha sobre gotículas de água suspensas no ar e dá origem a uma multiplicidade de cores. No entanto, pela limitação da visão humana e por uma questão de simplificação, o sistema de cores do arco-íris foi limitado a sete cores: vermelho, em seu exterior, seguido de laranja, amarelo, verde, azul, índigo e, por fim, violeta, no seu interior.

A formação de um arco-íris é considerado um fenômeno meteorológico clima, quando a uma baixa altitude, existirem gotículas de água suspensas no ar e a luz do sol estiver brilhando, formando um arco multicolorido. 

Uma previsão do tempo porto alegre, por exemplo, não inclui informação sobre a formação de arco-íris, já que se trata de um fenômeno ótico, sem intervenção direta nas previsões do tempo e cuja visibilidade depende da posição do observador.

A formação do arco-íris

A presença de água ou umidade na atmosfera é imprescindível para formar um arco-íris. A visualização do arco-íris obriga a condições específicas de luz, num período de chuva ou outra fonte de umidade.

Os princípios de refração, reflexão e dispersão são a base da formação do arco-íris:

  • A refração: a luz solar atravessa as gotas de água e é refratada. Isso significa que ela altera a sua direção, quando passa do ar para a água.
  • A reflexão: a luz solar é refletida para dentro da gota de água, a partir das suas superfícies internas
  • A dispersão: a luz solar incorpora muitas cores, com um comprimento de onda diferente. As diferentes cores são orientadas para diferentes ângulos ao atravessarem as gotas de água
  • A refração: Ao passar da gota de água para o ar, de novo, a luz sofre outra refração, sendo separada nas suas múltiplas cores
  • O espectro de cores: o arco-íris forma-se com as diferentes cores que se direcionam em diferentes ângulos.
  • As cores do arco-íris: Isaac Newton é o físico responsável pelas sete cores do arco-íris. A técnica para memorizar estas sete cores passa pela frase «Vermelho lá vai violeta», com as letras l, a, v, a, i (lá vai) a representar a sequência de cores: laranja, amarelo, verde, azul e índigo.

Luz solar, gotas de água e «vermelho lá vai violeta» são o que precisa saber sobre a formação do arco colorido.