O agora ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), reassumiu nesta quarta-feira (9) seu mandato como deputado federal. A informação foi publicada no site oficial da Câmara dos Deputados no início da tarde.

Juscelino foi reeleito em 2022 e, no início de 2023, licenciou-se do mandato para assumir o comando do Ministério das Comunicações no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A exoneração, assinada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União. Alckmin está no exercício da Presidência desde terça-feira (8), em razão da viagem de Lula para a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Honduras.

O ato foi publicado com o termo “a pedido”, que indica que a saída do cargo foi uma decisão do próprio ministro. De acordo com o blog do jornalista Valdo Cruz, a saída de Juscelino foi comunicada ao presidente Lula pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), uma das principais lideranças do partido e participante do almoço em que a legenda decidiu formalmente pelo desligamento do ministro.

Juscelino anunciou sua saída do cargo na noite de terça-feira (8), após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto desvio de emendas parlamentares. Ele nega qualquer irregularidade.

Segundo o Palácio do Planalto, a decisão de deixar o governo foi tomada após orientação direta de Lula, para que Juscelino pudesse concentrar-se em sua defesa. Com o afastamento, o União Brasil e o governo federal negociam um novo nome para o comando do Ministério das Comunicações.

União Brasil deve manter o ministério

Um dos cotados para assumir a pasta é o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA), atual líder da sigla na Câmara. Fernandes conta com o apoio da cúpula partidária e tem boa interlocução com o Palácio do Planalto. Recentemente, ele integrou a comitiva presidencial em viagens ao Japão e ao Vietnã.

Caso sua indicação se confirme, o Ministério das Comunicações continuará sob o comando de um deputado maranhense. Juscelino Filho também é do Maranhão e ocupava o cargo desde janeiro de 2023.

A pasta é responsável por políticas públicas nas áreas de telecomunicações, radiodifusão e serviços postais. Os Correios, por exemplo, fazem parte da estrutura do ministério.