Após forte repercussão nas redes sociais, os organizadores da vaquinha criada para ajudar Agam, o alpinista indonésio que se voluntariou no resgate do corpo da brasileira Juliana Marins, voltaram atrás na decisão de cancelar a campanha. O sócio-fundador da página Razões para Acreditar, Vicente Carvalho, anunciou nesta segunda-feira (30) que 100% do valor arrecadado — mais de R$ 520 mil — será repassado integralmente ao voluntário, sem a cobrança de nenhuma taxa.

A decisão inicial de cancelar a vaquinha havia sido comunicada no domingo (29), após a campanha ser alvo de críticas devido à cobrança de uma taxa de 20% sobre o valor arrecadado pela plataforma Voaa, responsável por operacionalizar a arrecadação. Diante da insatisfação de doadores e seguidores, os organizadores decidiram mudar de posição.

“Nosso objetivo jamais foi outro senão ajudar o Agam. Quando fizemos esse comunicado [do cancelamento], muitos de vocês expressaram o desejo e a importância desse valor chegar até ele — e vocês têm toda razão”, afirmou Vicente Carvalho.

O processo de transferência internacional dos recursos já foi iniciado, com envio de documentação e formalização do cadastro. Ainda segundo Vicente, quem preferir poderá solicitar o reembolso dentro do prazo de 48 horas.

A vaquinha foi criada após comoção nacional com o gesto de Agam, que arriscou a própria vida ao passar a madrugada ao lado do corpo de Juliana, em uma área extremamente perigosa do Monte Rinjani, para evitar que ele deslizasse ainda mais. A coragem e a empatia do voluntário emocionaram milhares de brasileiros, que contribuíram rapidamente para a arrecadação.

Em nota, a Voaa defendeu a taxa de 20% alegando que o modelo de operação da plataforma vai muito além da simples disponibilização de uma ferramenta de arrecadação. Ainda assim, diante da pressão pública, a decisão final foi de repassar todo o valor a Agam, sem deduções.

A história do alpinista virou símbolo de solidariedade e tocou o coração de milhares de pessoas, que agora esperam que a ajuda financeira chegue até ele da forma mais transparente possível.