O deputado federal Juscelino Filho (União Brasil-MA), ex-ministro das Comunicações do governo Lula e aliado político em Codó do deputado estadual Francisco Nagib e do prefeito Chiquinho do PT, atua nos bastidores da Câmara dos Deputados para tentar assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes da Casa.

Segundo apuração da coluna, Juscelino procurou o líder do União Brasil, Pedro Lucas Fernandes (MA), para pedir a indicação ao comando da CCJ no lugar do deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), nome já definido pelo partido dentro do acordo interno da sigla.

Parlamentares do União Brasil afirmam que Juscelino tem reclamado de estar politicamente “apagado” na Câmara e avalia que a presidência da CCJ poderia ajudá-lo a “limpar seu nome” após a saída conturbada do Ministério das Comunicações, em 2025. Ele deixou o governo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em investigação que apura suposto desvio de emendas parlamentares no Maranhão. O deputado nega irregularidades.

Pelo acordo partidário, o União Brasil ficou com a CCJ em 2025 e 2026. Após Paulo Azi (União-BA) comandar a comissão no ano passado, a indicação para este ano é de Leur Lomanto. Apesar da pressão de Juscelino, interlocutores do líder afirmam que a escolha está mantida. A presidência da Comissão de Educação chegou a ser oferecida ao ex-ministro, que recusou.

A CCJ é responsável por analisar a constitucionalidade de projetos de lei, propostas de emenda à Constituição e processos que envolvem a prisão de deputados, sendo considerada estratégica no funcionamento do Legislativo.