Cerca de 500 codoenses se deslocam diariamente até a cidade de Caxias em busca da formação superior. Cada acadêmico paga mensalmente a quantia de R$ 500,00 pelo ônibus que transporta os estudantes universitários. O custo é considerado alto e se torna ainda maior se forem somados os gastos com alimentação, material de estudo e mensalidade da faculdade.

O impacto no bolso dos estudantes universitários seria menor se o prefeito de Codó tivesse cumprido a promessa de criar o “Cartão Transporte Universitário”. Zé Francisco assumiu o compromisso no início de maio durante evento com a Secretária de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), Tatiana Pereira.

“A partir de junho vocês também terão o cartão de Codó para vocês se deslocarem até Caxias. Essa ajuda vai ser igual do Estado, vai cair na conta de cada universitário”, garantiu na época do prefeito.

https://www.youtube.com/watch?v=k_wQBxTCM8E

Três meses depois da promessa, os estudantes universitários estão se sentindo enganados por Zé Francisco. O benefício prometido pelo prefeito nunca foi disponibilizado e o governo continua inerte com a situação dos alunos.

“Esse prefeito aí é uma vergonha para o povo de Codó, pois não tem nenhuma consideração pela classe dos estudantes universitários, nós fomos enganados por suas falsas promessas (…). A promessa dele não passou de estratégia para diminuir a pressão no governo dele. Estamos tristes e decepcionados com ele”, disse um dos acadêmicos.

O prefeito Zé Francisco não foi localizado para comentar o problema.