Mostrando-se visivelmente abalado com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível pelo período de oito anos, o médico Zé Francisco (PSD), candidato a prefeito de Codó, divulgou um vídeo nas redes sociais taxando de mentirosa a decisão da instância jurídica máxima da Justiça Eleitoral brasileira.

No vídeo, Zé Francisco afirma que o prefeito Francisco Nagib e o candidato a prefeito Zito Rolim seriam os responsáveis pela divulgação da decisão que supostamente o tira da disputa eleitoral de 2020. O médico diz que a informação não é verdadeira e reafirma sua candidatura à prefeito.

“Hoje, olhando nas redes sociais eu vi mais uma mentira dos meus adversários. O prefeito e seu candidato botando nas redes sociais que eu não posso ser candidato. Que mentira grande, que desespero. Eu vejo medo e desespero dessas pessoas que estão aí 12 anos no poder, e com muito medo e desespero inventando essas mentiras ao nosso respeito. Nada impede nossa candidatura”, afirmou o médico.

Informação falsa

Zé Francisco também disse no vídeo que o TSE teria anulado todos os processos eleitorais relacionados ao ano de 2012. A informação é falsa. Na verdade, o Tribunal de Justiça Eleitoral decidiu recentemente que as causas de inelegibilidade que acabam em 7 de outubro, oito anos após o pleito de 2012, não podem ser prorrogadas para 15 de novembro. No entanto, essa decisão não extingue os processos que tramitam na Justiça Eleitoral, apenas os casos de inelegibilidade que deixam de valer após o dia 7 de outubro.

O médico não explicou no vídeo que poderá ser impedido de registrar sua candidatura a prefeito nas eleições de 2020. Pois, segundo advogados consultados pelo Blog do Marco Silva, lembraram que a condição de inelegibilidade de Zé Francisco acaba somente no dia 7 de outubro, onze dias depois do prazo final para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de seus candidatos. A data limite é próximo sábado (26).

Sobre a publicação

É importante destacar que em nenhum momento o Blog do Marco Silva publicou a informação de que Zé Francisco não será candidato a prefeito de Codó nas eleições de 2020. Seria irresponsável e leviano se divulgássemos tal fato.

O que foi publicado nesta página de notícias, a mais acessada e respeitada do Maranhão, é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolheu o pedido de liminar ajuizada pelo Ministério Público (MP) Eleitoral no Maranhão e condenou o prefeito do município de Codó (MA), Francisco Nagib Buzar de Oliveira, e o vice-prefeito, José Francisco Lima Neres, por abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2012.

De acordo com a sentença do vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, Francisco Nagib e Zé Francisco foram condenados a cassação do registro, inelegibilidade pelo prazo de oito anos e pagamento de multa no valor de 10 mil UFIR, pela prática de abuso de poder econômico e compra de votos.

Agora cabe aos advogados de Zé Francisco trabalharem intensamente para reverter a situação do médico e conseguir o registro de sua candidatura.