O segundo turno em Imperatriz, realizado neste domingo, 27, trouxe uma vitória histórica: o segundo maior colégio eleitoral do Maranhão elegeu Rildo Amaral como prefeito, consolidando mais um aliado do governador Carlos Brandão entre os líderes municipais.

Brandão fez questão de parabenizar pessoalmente o novo prefeito, participando da festa da vitória no município. Nas redes sociais, ele destacou seu compromisso com o municipalismo: “Fez-se a vontade do povo em Imperatriz! A vitória de Rildo Amaral é reflexo do compromisso e da determinação de quem sabe o que o município precisa para se desenvolver cada vez mais. Reafirmo que todos os gestores eleitos pelo povo terão espaço para dialogar com o nosso governo, reforçando o municipalismo e o trabalho em unidade e parceria em políticas públicas que beneficiem os maranhenses”, afirmou.

Com a vitória em Imperatriz, o número de aliados do governador entre os prefeitos dos 20 maiores colégios eleitorais do estado sobe para 17. As únicas exceções são Pinheiro, São José de Ribamar e São Luís. Contudo, ainda há possibilidade de expansão desse número, já que o prefeito eleito de Pinheiro, André da Ralpnet, é membro do partido Podemos, que integra a base do governo estadual.

No total, Brandão teve 158 prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos dos 217 municípios do Maranhão, consolidando sua liderança municipalista e demonstrando sua capacidade de unir lideranças de diferentes partidos e perspectivas ideológicas.

Entre os maiores colégios eleitorais, aliados venceram em cidades como Caxias (Gentil Neto), Timon (Rafael), Balsas (Alan da Marissol) e Bacabal (Roberto Costa). Além disso, 74% dos vereadores eleitos e reeleitos para a Câmara Municipal de São Luís pertencem à base governista.

Com uma ampla rede de apoio em 72% dos municípios maranhenses, Carlos Brandão se destaca como uma das principais lideranças municipalistas e articuladoras do estado, estabelecendo uma robusta parceria com os prefeitos eleitos.