Durante a sessão desta terça-feira (13) na Câmara Municipal de Codó, o vereador Teonilo do Garra fez duras críticas às exigências impostas pelo governo municipal para a emissão de alvarás de funcionamento, além da carga tributária enfrentada pelos pequenos empresários. Segundo ele, os empreendedores locais estão “esgotados” diante da quantidade de obrigações e cobranças.
Teonilo, que é aliado do prefeito Chiquinho do PT, afirmou que o atual governo tem dificultado o acesso ao documento essencial para o funcionamento legal dos estabelecimentos comerciais. “Estão exigindo até licença da Vigilância Sanitária para o meu comércio, sendo que trabalho com venda de armas. Isso é errado”, reclamou o parlamentar.
O vereador Hermínio da Farmácia também usou a tribuna para denunciar o que considera outra irregularidade: a cobrança do IPTU no momento em que o empresário busca renovar ou emitir o alvará. “Não pode haver uma cobrança de imposto sobre imposto. Então é necessário que se reveja isso aí”, afirmou.

As críticas reforçam um clima de insatisfação entre representantes do Legislativo e o Executivo municipal em relação à política tributária e às exigências para o funcionamento dos negócios em Codó. Até o momento, a Prefeitura não se manifestou sobre as declarações dos vereadores.
Legislando em causa própria?
Só falaram porque sentiram no próprio bolso se fosse só com povo estavam todos calados querendo mais que o povo se las……, mas mexeu no bolso dos intocáveis aí gritam.