Aconteceu na noite desta segunda-feira (09) a 11º sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, muitos assuntos foram debatidos pelos parlamentares codoenses. O tema que mais chamou atenção dos que estavam presentes foi levado ao conhecimento de todos pelo vereador Rodrigo Figueiredo. O edil mostrou mais uma vez sua preocupação para com a situação lamentável em que se encontra atualmente o setor educacional do município.
Rodrigo Figueiredo denunciou que algumas escolas do município estão cobrando dos alunos, de forma irregular, material escolar de uso coletivo. O parlamentar citou a lei de número 12.886 do ano 2013 que proíbe esse tipo de solicitação.
“Recebemos várias denúncias afirmando que atual governo está pedindo material escolar para as crianças levarem para a escola. Um governo que recebe tanto dinheiro chegou ao cumulo, a falta de decência e respeito de pedir para a família de crianças humildes, que não tem condições financeiras, levassem material escolar de uso coletivo para as escolas. Ao fazer isso o governo desrespeitou as crianças, as famílias e a lei, porque existe a lei 12.886 de 2013, que proíbe as escolas de solicitarem aos alunos material escolar de uso coletivo, é proibido porque essa é uma obrigação do município. O governo não faz sua parte e quer jogar a responsabilidade para cima das costas dos alunos das famílias humildes que não tem condições. As famílias estão em desespero, porque tem vontade de ver seus filhos crescerem na vida, mas o governo não faz a sua parte e prejudica imensamente essas crianças e suas famílias”, disse Rodrigo.
Mantendo coerência em seu discurso, o parlamentar codoense denunciou mais uma vez que muitos alunos de Codó continuam sofrendo por falta de merenda escolar.
“O problema da merenda escolar nesse governo é uma vergonha. Regiões importantes de Codó estão sem o alimento obrigatório para as crianças codoenses (…). Várias escolas da zona rural e também da zona urbana estão sem merenda escolar, e muitas outras receberam em uma quantidade insuficiente para alimentar todos os alunos. É impossível uma criança aprender sem receber alimentação, sem a merenda escolar, é impossível ter um bom desempenho dessa forma”, disse.
Durante sua declaração o parlamentar codoense fez mais uma denúncia envolvendo o setor educacional do município, o vereador lamentou que o governo não tenha disponibilizado para os professores um material básico para ministrarem suas aulas.
“Recebi uma denúncia de um professor do município que não quis se identificar, reclamando que está faltando até caderneta para os professores ministrarem suas aulas. Isso é uma vergonha e falta de respeito para com a população de Codó. O prefeito Francisco Nagib já está em seu quinto mês de governo e lamentavelmente está faltando uma simples caderneta para os professores. É mais uma prova que o atual governo, infelizmente, é um grande fracasso. Eu não digo isso com alegria não, pois sou codoense e quero é o bem de Codó”, finalizou Rodrigo Figueiredo.
Ascom – Rodrigo Figueiredo
Codó precisa de vereador como Rodrigo Figueiredo, tem que se coprar das autoridades condições para se der uma educação de qualidade. Vocês vereadores que estão contra o vereador Rodrigo, Vocês estão aí por vontade do povo, para representar o povo e não uma minoria, . Pena que o povo não acorda e elege gente tipo vocês.
muito bom o seu artigo