Em um discurso contundente na Câmara Municipal de Codó, o vereador e advogado Dr. Nelson de Alencar fez um apelo contra o fechamento de escolas e em defesa da educação como ferramenta fundamental para o desenvolvimento da cidade e do país.

 “Possa até ter escola a ser fechada, mas tem que ser um amplo estudo, um amplo debate. Porque escola tem que abrir e porquê que político fecha escola, você sabe por que é? Porque quando povo mais ignorante, mais despreparado, melhor pro político ludibriar com as picuinhas e merrecas comprando as pessoas. Isso é o que acontece na nossa cidade de Codó”, completou o vereador, denunciando a manipulação política como um dos principais motivos para o fechamento de escolas.

Combate ao analfabetismo

Sua fala ecoa um cenário preocupante no Brasil, onde 50 municípios ainda possuem índices de analfabetismo iguais ou superiores a 30%, com 48 dessas cidades localizadas no Nordeste. Essa realidade alarmante reforça a urgência de medidas eficazes para combater o analfabetismo e garantir o acesso universal à educação de qualidade.

Valorização do professor

Dr. Nelson de Alencar destaca a valorização do professor como um dos pilares para a construção de um sistema educacional forte e eficiente. “Hoje a educação se faz valorizando o professor”, afirma o vereador.