O capital humano pode ser um ativo valioso para as empresas, mas é preciso saber desenvolvê-los e torná-los alinhados aos propósitos e cultura organizacional, valorizando-o para, inclusive, incrementar o valor da companhia em um processo de como vender uma empresa.
Para entender melhor como valorizar esse importante ativo, é preciso compreender do que se trata o capital humano no mundo dos negócios. Muito além de um número de funcionários, ele reúne conhecimentos, habilidades e competências que os colaboradores de uma empresa possuem, representando o valor agregado que eles trazem diariamente para a empresa.
Quando reconhecidas e devidamente desenvolvidas, essas competências podem ser canalizadas para alcançar os objetivos estratégicos da organização, maximizando seu potencial.
O desenvolvimento deste ativo se difere de um recurso físico: o capital humano é moldado e aprimorado continuamente. Isso exige o fornecimento de ferramentas, treinamento e oportunidades que permitam aos colaboradores crescer e sentir-se motivados, o que pode deixá-los mais propensos a contribuir de forma significativa para a empresa.
Como valorizar o capital humano
Uma gestão estratégica de pessoas desempenha um papel importante em uma empresa no sentido de alinhar os interesses dos colaboradores com os objetivos organizacionais. Para maximizar o potencial de seu capital humano, é fundamental implementar uma gestão eficaz. Isso envolve:
- Reconhecer e valorizar os talentos internos, entendendo suas fortalezas e áreas de melhoria.
- Criar estratégias que maximizem as entregas.
- Ter lideranças capazes de gerir suas equipes de maneira particular,
- Desenvolver soluções sob medida que potencializem as habilidades de cada colaborador.
- Contratar uma equipe dedicada a identificar, atrair, motivar e reter os principais talentos.
Em adição a isso, é possível ainda investir no desenvolvimento contínuo dos colaboradores por meio de apoio educacional, como cursos, graduações e pós-graduações, que além de melhorar o desempenho individual, podem servir como um indicador dos valores da empresa.
Importância do capital humano para a empresa
A gestão do capital humano é extremamente importante para empresas que buscam aumentar sua performance. Investir no desenvolvimento dos colaboradores e incentivar a satisfação e o engajamento das equipes resulta em melhorias significativas nos resultados.
Empresas que investem em seu capital humano obtêm diversas vantagens, como desenvolvimento profissional, retenção de talentos, satisfação dos colaboradores, uma cultura organizacional harmônica, desenvolvimento de competências e habilidades, e maior produtividade.
O capital humano se diferencia, ainda, de outros recursos corporativos, como o capital físico e financeiro, por representar um valor intangível. Ou seja, ativos financeiros e físicos são quantificados e registrados em balanços patrimoniais, o capital humano não possui essa facilidade de mensuração.
Por isso, a gestão desse tipo de capital requer habilidades específicas para lidar com a subjetividade dos seres humanos. Além de sua intangibilidade, o capital humano é uma das principais fontes de inovação dentro de uma empresa, contribuindo significativamente para sua competitividade no mercado.
Esses benefícios impulsionam a eficiência da empresa como um todo, melhorando seus indicadores, o que é um excelente atrativo em processos de venda. Por isso, acompanhar o desenvolvimento da equipe e obter dados que demonstrem uma evolução contínua são essenciais para identificar problemas e implementar ações corretivas.
Mensurar o capital humano é essencial para avaliar seu impacto na empresa. Isso pode ser feito por meio de soluções tecnológicas, como sistemas de gestão para o acompanhamento dessas métricas, proporcionando dados precisos e atualizados.
Por fim, valorizar o capital humano é uma estratégia essencial para qualquer empresa que deseja aumentar seu valor no processo de venda. O reconhecimento e desenvolvimento contínuo dos colaboradores resultam em um desempenho superior, maior engajamento e satisfação, e uma cultura organizacional positiva. Para maior auxílio em transações de M&A, conte com uma assessoria especializada, como a Capital Invest.
Fonte: Capital Invest – uma das melhores Boutiques de Fusões e Aquisições do Brasil, especializada na assessoria financeira em fusões e aquisições.
Deixe um comentário