A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 08/07/2021, nas cidades de Codó/MA, Brasília/DF e Boa Vista/RR, a Operação Alinhavado, com a finalidade de desarticular grupo criminoso estruturado para promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís/MA, envolvendo verbas federais que seriam utilizadas no combate à pandemia COVID-19.
Inicialmente, foi constatada a “montagem” em, ao menos, quatro processos licitatórios instaurados, em 2020, pela Secretaria de Saúde de São Luís para a contratação de insumos destinados ao combate à COVID-19.
Restou constatado que o grupo criminoso utilizou diversos mecanismos de fraudes para maquiar as irregularidades dos certames licitatórios, que teriam sido deflagrados com o ajuste prévio das empresas vencedoras.
Além da frustração do caráter competitivo dos procedimentos licitatórios, de acordo com análises da Controladoria Geral da União – CGU, evidenciaram-se superfaturamentos contratuais e simulação de vendas, gerando prejuízo milionário aos cofres públicos.
Diante desses fatos, 30 (trinta) policiais federais cumpriram 05 (cinco) Mandados de Busca e Apreensão e 05 (cinco) Mandados de Constrição Patrimonial expedidos pela 1ª Vara Federal de São Luís/MA, que decorreram de uma representação elaborada pela Polícia Federal.
Com o cumprimento da Constrição Patrimonial almeja-se a apreensão e o sequestro de bens (ativos financeiros, veículos e imóveis) num valor total de até 3,2 milhões de reais, quantia identificada como tendo sido recebida ilicitamente.
Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação (Art. 90, Lei 8.666/93), simulação de compra e venda (Art. 96, I e V, Lei 8.666/93), peculato (Art. 312 do Código Penal) e associação criminosa (Art. 288 do Código Penal). Somadas, as penas podem chegar a 21 (vinte e um) anos de prisão.
A denominação “Alinhavado”, do verbo “alinhavar”, significa “costurar provisoriamente”, fazendo referência aos processos licitatórios fraudados, que teriam sido “alinhavados” para, ao final, “costurar a contratação” de empresas previamente ajustadas.
Ascom/PF
Vixee agora quero ver se vai passar no Alberto Barros!!!
O carro é bonito.
Porque será que o blogueiro não mencionou que um dos alvos da operação foi o empresário FC Oliveira?
Os blogueiros do FC estão com “medo” de cobrir a operação?
Porque você não colocou o nome do FC Oliveira?
Que a polícia está na empresa dele, blogueiro vamos ser imparcial, nas redes sociais todo mundo comenta e tem provas que a polícia estava na mansão e agora na empresa.
G1 MA publicou fotos da PF dentro da empresa.
Blogueiro, tem que informar tudo.. kkkkkkkk. Parabéns PF…. não existe notícia melhor que essa.
O “DESTEMIDO” BLOGUEIRO NÃO CITOU O NOME DO EMPRESÁRIO!!! que coisa né??
Por que não botou a matéria que a POLICIA FEDERAL SE ENCINTRA NA RESIDENCIA DO EX PREFEITO DE CODO ,FRANCISCO NAGIB, NA RESIDENCIA DE SEU PAI ,E NA EMPRESA DA FAMIKIA,FC OLIVEIRA “
Pq não foi isso que aconteceu, nada haver com ex prefeito, muito menos com a prefeitura de codó. Simples assim.
Nagib, Zito, Zé Francisco, Biné, etc…, nunca quiseram o bem de Codó e dos codoenses, mas apenas adquirir “bens”.
Que venham mais operações iguais a esta…
[…] O visual esportivo do Ford Maverick que chama a atenção de todos ao redor foi sem dúvidas o que atraiu os olhares dos policiais federais que estiveram na residência do empresário Francisco Carlos de Oliveira, na manhã desta quinta-feira (08), durante a Operação Alinhavado. […]