Estudantes do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, sediada em Caxias/MA, realizaram uma manifestação na noite desta segunda-feira (27) contra a demissão de duas professoras da instituição. O ato, que teve a participação de alunos de pelo menos três cursos, aconteceu no intervalo das aulas e foi recheado de palavras de ordem e gritos de protesto.
“Nós estamos aqui organizados coletivamente e legitimamente, pedindo a volta da nossa professora, ou então respostas porque nossa professora foi demitida sem justa causa”, explicou a estudante Quezia Dourado.
https://www.youtube.com/watch?v=lmnVXyO6S9Q
A Profª Drª Elaine Nascimento foi demitida na semana passada e a Profª Espc. Anna Vitória foi dispensada nesta segunda-feira (27). As duas eram reconhecidamente capacitadas e bastante queridas pelos estudantes da UniFacema.
Nas redes sociais, Drª Elaine Nascimento explicou que foi demitida após não se calar diante dos seus direitos trabalhistas violados e se disse vítima do capitalismo perverso da instituição de ensino.
Leia na íntegra:
Sobre a minha demissão de uma IES. No mundo capitalista as pessoas são tratadas como coisas, no Brasil além de coisas e sendo mulher e negra a forma de tratamento ainda é mais cruel. Como classe trabalhadora tendo meus direitos violados não posso me calar e nem me submeter. Assim, de cabeça erguida e tendo clareza da minha postura ética e do meu compromisso profissional agradeço o conjunto das mensagens carinhosas e indignadas das minhas alunas(os). Sigamos em frente trabalhadoras e trabalhadores unidos combateremos esse capitalismo perverso que exige que a(o) trabalhadora(o) trabalhe de graça para que os capitalistas fiquem mais ricos e produzam uma sociedade de privilégios para poucos.
É preciso resistir sempre!
Mulheres negras e trabalhadoras presente!
O outro lado
Procurada, a direção da UniFacema se recusou a receber nossa equipe de reportagem.
Não vamos nos calar diante de tamanha atrocidade merecemos ser ouvidos lamentável, uma grande perca para nós estudantes de serviço social.
Agradecemos pela força.
É isso aí, não vamos nos calar diante das injustiças que estão ocorrendo na instituição de ensino que estudamos, temos direitos e eles precisam ser ouvidos e atendidos. Nossa professora não merece isso, ela é uma otima profissional e uma excelente pessoa!! ????????
Todos nós acadêmicos da UniFacema manifestamos nota de repudio contra a reitoria como pode acontecer isso,os prejudicados somente somos nós alunos que perdemos grandes profissionais principalmente os alunos de serviço social
Pelo que entendi a Professora se diz vítima do capitalismo. Então, com a indenização trabalhista ela poderá se mudar pra Venezuela. Lá que nao fem exploração.
Essas demissões são dois recados bem claros:
1.: Professoras Anna e Elaine, vocês abriram a boca diante a um sindicato inoperante, demonstrando que direitos foram feridos e, por esse motivo, serão demitidas. Tchau!
2.: Demais professores, submetam-se às novas regras, baixem as cabeças e calem-se. O primeiro que falar terá o mesmo destino.