Vitor Luís Alves, de 18 anos, foi o único estudante do Piauí aprovado no exame do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerado o vestibular mais concorrido do país. Em entrevista ao g1, o estudante contou que estudava mais de 12 horas por dia e abdicou do uso de redes sociais por dois anos.
“Iniciei os estudos intensificados ainda em 2022, quando estava no terceiro ano do ensino médio. Entrava 7h na escola e só saia às 20h, quando chegava em casa aproveitava para revisar alguns conteúdos”, contou.
O jovem contou que na mesma época resolveu desinstalar os aplicativos de redes sociais do seu celular. “Em 2023 até acessava, mas muito esporadicamente”, afirmou.
Vestibular ITA
Ao todo, o vestibular do ITA disponibiliza 150 vagas no total, sendo 114 para carreira militar e 36 para quem não escolheu essa opção.
Localizado em São José dos Campos, no interior de São Paulo, o ITA tem um dos vestibulares mais concorridos do país.
Neste ano, foram 9.075 inscritos, sendo que 4.103 não optaram pela carreira militar. Do total de inscritos, 777 foram classificados para a segunda fase.
O ITA oferece seis especialidades de engenharia:
- Engenharia Aeronáutica
- Engenharia de Computação
- Engenharia Eletrônica
- Engenharia Civil-Aeronáutica
- Engenharia Mecânica-Aeronáutica
- Engenharia Aeroespacial
A prova da primeira fase teve 60 questões de múltipla escolha de matemática, física, química, português e inglês. Para ser aprovado, o candidato precisava acertar cinco ou mais questões em cada disciplina e ter média de 50% no geral.
A prova da segunda fase foi dividida em dois dias. No primeiro, foram aplicadas dez questões dissertativas de matemática e química, enquanto no segundo foram realizados mais dez de física e uma redação.
Com informações do G1
Deixe um comentário