A UemaSul promoveu, nesta sexta-feira (17), um amplo debate sobre a Proposta de Emenda Constitucional da Previdência (PEC 06/2019), que propõe alterações nas regras de aposentadoria. A PEC altera o fundo de garantia por tempo de serviço a aposentados, a competência da Justiça Federal para ações contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e retira a definição de aposentadoria compulsória da Constituição. O debate deu ênfase nos desdobramentos para o funcionalismo público.
“A universidade assume o protagonismo na promoção de debates de relevância social, levando ao conhecimento do público os detalhes dessa proposta e suas implicações”, explicou a reitora da UemaSul, Elizabeth Nunes Fernandes.
A mesa redonda foi realizada no auditório do campus Imperatriz da UemaSul e reuniu professores, técnicos-administrativos, estudantes e representantes de sindicatos e movimentos sociais. “Foi muito informativo e esclarecedor, os palestrantes explicaram de forma muito clara o que é essa PEC e como ela influenciará em nossa vida”, declarou Crisleide do Socorro Nascimento, servidora da UemaSul.
Participaram da mesa o jurista e professor universitário Davi Telles, o deputado federal Bira do Pindaré e o representante do Fórum em Defesa da Previdência Pública – Núcleo Imperatriz, João Siguinez.
A mediação ficou por conta do vice-reitor da UemaSul, Expedito Barroso. “A UemaSul entende que a reforma da previdência é um tema sensível que afeta diretamente a vida do trabalhador, portanto, é necessário que se faça um debate participativo com a comunidade”, afirmou.
Ascom
Deixe um comentário