Carta Aberta à Comunidade Codoense

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em especial o Campus Codó, vem a público esclarecer alguns fatos e informações disseminadas nos últimos dias na cidade de Codó sobre esta instituição que tanto tem contribuído para a formação intelectual e profissional deste Estado e do Brasil.

A direção do Centro de Ensino Luzenir Matta Roma, localizado neste município, convocou, em caráter de urgência, uma reunião com toda a comunidade escolar para o dia 9 de maio. Nesta reunião, gestores, professores, pais e alunos levantaram a hipótese de que a UEMA estaria planejando tomar o espaço físico da escola, que foi recentemente reformada. Após a referida reunião, a escola produziu e publicou um vídeo que está sendo amplamente veiculado nas redes sociais, intitulado: “Comunidade do Centro de Ensino Luzenir Matta Roma diz NÃO à UEMA”.

Nos depoimentos apresentados no vídeo, gestores, professores, pais e alunos expressam indignação pela suposta intenção da UEMA de “tomar o espaço” da escola, alegando que isso prejudicaria os alunos e representaria um retrocesso para a educação.

A UEMA Campus Codó, comprometida com a transparência e o diálogo, vem a público esclarecer que: por meio do Ofício nº 861/2023-GR/UEMA, a Universidade solicitou junto à Unidade Regional de Educação (URE) de Codó, o levantamento de salas ociosas no turno noturno do CE Luzenir Matta Roma e, mediante tal dado, solicitou a cessão de parte das salas em não uso para utilização temporária pelo Campus Codó. Neste ofício, a Reitoria reafirmou, inclusive, a necessidade da utilização de tal espaço, haja vista a recente falta de estrutura física do Campus e a necessidade de manutenção e ampliação de vagas dos diversos cursos ofertados no Campus Codó. Ademais, a Universidade também pontuou a possibilidade de firmar parceria com a escola mediante contrapartida de itens a serem estabelecidos entre as partes.

A Direção deste Campus, por meio do Ofício nº 33/2024-GD/UEMA/CODÓ, direcionado à Secretaria Estadual de Educação, reforçou ainda a necessidade da resposta do Ofício nº 861/2023-GR/UEMA enfatizando a urgência da cessão de parte do espaço físico ocioso do CE Luzenir Matta Roma no turno noturno, para atender à demanda do Vestibular Paes/2025.

Em 16 de maio deste ano, a URE de Codó, por meio do Ofício nº 17/2024, em resposta à solicitação de cessão da estrutura física do CE Luzenir Matta Roma, informou ao Campus Codó que não seria possível fazer a cessão ou compartilhamento do seu espaço físico, haja vista representar grande prejuízo para a comunidade. Informou ainda que das cerca de 20 (vinte) salas disponíveis na escola, somente 3 (três) são utilizadas no período noturno.

Conclusão

Diante dos fatos apresentados, a UEMA reitera seu compromisso com a transparência, o diálogo e a educação de qualidade. A solicitação para o uso temporário das salas ociosas no turno noturno foi feita com a intenção de atender à crescente demanda de cursos e alunos do município de Codó e regiões circunvizinhas, sem prejuízo à comunidade escolar do CE Luzenir Matta Roma.

Vale ressaltar que atualmente o Campus Codó está com sua capacidade física para receber novos alunos esgotada, prejudicando a oferta de 200 vagas que seriam ofertadas no Vestibular Paes/2025, com entradas para 2025.1 e 2025.2 (Cursos Bacharelados em Administração, Ciências Contábeis e Direito). A escolha da solicitação de parte da estrutura física do CE Luzenir Matta Roma pauta-se no princípio da eficiência disposto no artigo 37 da Constituição Federal, na perspectiva de buscar os melhores resultados para a Administração Pública com os recursos disponíveis. Nesse sentido, considera-se a localização da escola e do Campus Universitário, que estão localizados um ao lado do outro, facilitando o deslocamento e a efetivação das atividades educacionais e administrativas da Universidade.

A intenção da UEMA não é se apropriar do espaço da escola, mas somente utilizar temporariamente o espaço ocioso para desenvolver suas atividades regulares e ampliar a oferta de vagas no ensino superior para o município e região, colaborando para o aprimoramento da educação. Inclusive, a UEMA entende que deve ser parceira das instituições escolares de educação básica, já que a Universidade é o próximo ciclo do processo formativo.

A Universidade permanece aberta ao diálogo na busca de soluções conjuntas que beneficiem a todos, reafirmando sua dedicação ao desenvolvimento educacional do Município de Codó e do Estado do Maranhão.

Por fim, pedimos a todos que se informem por meio de canais oficiais e verifiquem a veracidade das informações antes de compartilhar qualquer conteúdo que possa causar desentendimentos ou mal-entendidos. Reiteramos que estamos todos do mesmo lado na luta por uma educação de qualidade e inclusiva. Por esse motivo, a UEMA Campus Codó diz SIM ao CE Luzenir Matta Roma, pois estamos a serviço de um bem maior, a educação!

Atenciosamente,

UEMA Campus Codó