Três jovens morreram e outros três ficaram feridos após o carro em que viajavam capotar na tarde desta quinta-feira (17), em um trecho da BR-230, no município de Fronteiras, Sul do Piauí. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi causado pelo estouro de um pneu traseiro, que ocorreu após o veículo atingir um buraco no km 28 da rodovia.

“O veículo seguia no sentido de Campos Sales (CE) para São Julião (PI) quando caiu em um buraco na via. O pneu traseiro direito estourou, o condutor perdeu o controle da direção, colidiu com o meio-fio e saiu da pista. O carro capotou, arremessando três dos seis ocupantes para fora”, informou a PRF.

Segundo a polícia, o veículo trafegava em alta velocidade no momento do acidente. Após sair da pista, colidiu com a vegetação e parou capotado, com as rodas para cima, a cerca de 18 metros do acostamento.

As vítimas fatais tinham entre 18 e 28 anos e foram identificadas como:

  • Jofre Dantas

  • Raul Fernandes

  • Yasmin Andrade

Outras duas mulheres, de 23 e 27 anos, sofreram ferimentos graves e foram socorridas para hospitais nos municípios de Campos Sales e Crato, ambos no Ceará. O motorista do veículo, de 22 anos, sofreu apenas ferimentos leves.

Em nota, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o trecho da BR-230 onde ocorreu o acidente possui contrato vigente de manutenção, com serviços sob responsabilidade de uma empresa contratada. O órgão afirmou ainda que irá apurar as responsabilidades e tomar as medidas necessárias para recuperação imediata da via (veja a nota completa abaixo).

A PRF alertou para os riscos do excesso de velocidade e da má conservação das vias, destacando a importância de atenção redobrada, sobretudo por parte de condutores com pouca experiência.

Nota do DNIT na íntegra

A Superintendência Regional do DNIT no Piauí informa que o trecho da BR-230/PI, entre o entroncamento com a BR-316/PI e a divisa com o estado do Ceará, possui contrato vigente de manutenção, sob responsabilidade de empresa contratada. Portanto, o surgimento de buracos nesse segmento não deveria ocorrer, considerando que o trecho está sob atenção contratual e com serviços em execução.

O DNIT/PI esclarece que já determinou a apuração imediata das responsabilidades e adotará as medidas necessárias para que o trecho seja recuperado com a urgência que a situação exige.