Na tarde desta quinta-feira (15), um apagão deixou bairros das zonas Sul, Norte e Leste de Teresina sem energia elétrica, provocou a queda de internet e causou caos no trânsito devido ao desligamento de semáforos. Segundo a Equatorial Energia, o problema pode ter sido causado por um desligamento na Subestação Teresina I, administrada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Moradores de diversos bairros, incluindo Bela Vista, Saci, Mário Covas, Polo Industrial (Zona Sul), Piçarra (Centro-Sul), Bairro Noivos (Zona Leste), além de áreas do Centro, Zona Norte, e da cidade de Timon, no Maranhão, relataram a falta de energia.

O apagão afetou o trânsito nas avenidas Barão de Castelo Branco e Miguel Rosa, onde semáforos desligados já resultavam em engarrafamentos.

Procurada, a Equatorial Energia, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica de Teresina, declarou que está investigando o apagão nas áreas afetadas. Confira:

A Equatorial Piauí informa que uma ocorrência na Subestação Teresina, da empresa Eletrobras Chesf, causou a interrupção do fornecimento de energia no início da tarde desta quinta-feira (15) nas zonas Centro, Sul e Norte da Capital.

A ocorrência teve início às 12h07 e impactou o suprimento de 6 subestações da Equatorial Piauí em Teresina. Em menos de 3 minutos, a Distribuidora realizou manobras de transferência do atendimento dos clientes da região Norte por outros pontos, garantindo a normalização do fornecimento a cerca de 46% dos clientes impactados até que, de forma gradativa, a Eletrobras Chesf fosse concluindo a energização das áreas. Até 12h30, o sistema já havia sido recomposto para 87% dos clientes interrompidos. Às 12h50, 100% das cargas já estavam normalizadas.

As causas da ocorrência ainda estão sob investigação da Eletrobras Chesf.

Destaca-se as ações executadas prontamente pela Supridora e a Equatorial Piauí, minimizando o impacto da ocorrência.