O Tribunal de Contas do Estado e o governo maranhense, por meio da Secretaria de Saúde, deverão firmar, em breve, termo de cooperação com o objetivo de promover cursos e capacitações voltadas, tanto para gestores públicos, quanto para integrantes dos Conselhos Municipais de Saúde. A plataforma pedagógica ficará a cargo da Escola Superior de Controle Externo – Escex do TCE.
O assunto foi discutido em visita do secretário de Saúde, Carlos Lula, ao TCE, ao presidente Washington de Oliveira. A reunião contou ainda com a participação do secretário de Gestão do TCE, Bernardo Leal, e do Secretário-Geral, Bruno Almeida. A ideia é reforçar, especialmente junto aos conselhos, os esforços que já vem sendo realizados pelo governo do estado nesse sentido.
Para o presidente do TCE, que vem trabalhando para que o diálogo com segmentos da sociedade civil seja cada vez mais intensificado, a medida é extremamente benéfica. “A dimensão pedagógica da atuação do controle externo precisa ser compreendida dentro do contexto preventivo, pois gestores e sociedades mais qualificados são fundamentais para a efetividade das políticas públicas”, afirmou.
Washington de Oliveira lembrou que, a partir de diagnóstico preciso das necessidades da escola para o pleno desenvolvimento de seu projeto pedagógico, a Escex será alvo de investimentos que contemplarão toda a logística necessária ao oferecimento de cursos, palestras e treinamentos, com ênfase nas ferramentas digitais. “Dessa forma, teremos todas as condições de desenvolver um amplo projeto pedagógico tendo público servidores, fiscalizados e sociedade”.
Ascom TCE
Deixe um comentário