O ator Stenio Garcia, de 91 anos, foi internado no sábado (1º) com quadro de septicemia aguda. Ele passou por uma bateria de exames neste domingo (2), respira normalmente e faz tratamento para eliminar uma bactéria. Segundo a assessoria do ator, “seus sinais vitais estão ótimos.”
A septicemia, também conhecida como sepse, sépsis e infecção generalizada, é a resposta do organismo a uma infecção que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários.
Após a infecção, o sistema imunológico tenta atacá-la e impedi-la de se espalhar. Mas, se ela consegue avançar, o corpo tem uma resposta inflamatória como forma de combater o microrganismo.
Essa inflamação é generalizada, afetando outras partes do próprio corpo. Na tentativa de atacar a infecção, a resposta do sistema imunológico pode causar em última instância a falência de órgãos.
Uma possível complicação da septicemia é o choque séptico, em que a pressão sanguínea cai para níveis baixos, reduzindo a oxigenação de órgãos e comprometendo seu funcionamento.
Segundo o Ministério da Saúde, os focos mais comuns ligados à doença são a pneumonia, a infecção urinária e a infecção abdominal. O órgão afirma que a doença é responsável por cerca de 11 milhões de mortes por ano em todo o mundo.
Entre os sintomas da septicemia, estão febre muito alta, aumento da frequência cardíaca, respiração acelerada ou sinais como confusão, agitação, alteração do nível de consciência, dificuldades para respirar, diminuição da quantidade de urina e pressão baixa.
Não há exames específicos para a septicemia, mas outros testes ajudam a identificar a existência da infecção. O diagnóstico é feito com base na identificação do foco infeccioso e de sinais de mau funcionamento de órgãos.
Com informações do G1
Deixe um comentário