Quem trabalha com e-commerce certamente já se deparou com um número expressivo na recusa de pedidos na etapa do pagamento. Essa “dor de cabeça” comum para todo lojista pode ser causada por inúmeros motivos, desde erros na digitação ou até mesmo por informações incorretas fornecidas no momento do checkout.
A recuperação desses pedidos, durante muito tempo, era difícil de ser feita, o que só trazia prejuízo para as lojas virtuais. Entretanto, com o recurso criado pela Yampi, uma plataforma de e-commerce para lojistas iniciantes e experientes, a situação pode ser revertida, aumentando significativamente o faturamento das vendas online.
A funcionalidade chamada de Retentativa Transparente, criada pela empresa, recuperou 191.993 pedidos que seriam recusados, o equivalente a R$ 44.108.290,83, desde seu lançamento em 2021. Em linhas gerais, a solução inovadora aumenta a taxa de conversão de vendas e pode diminuir em até 35% as recusas de cartão de crédito da loja virtual.
Como funciona a retentativa transparente
A Retentativa Transparente é um recurso exclusivo do checkout da Yampi, que realiza novas tentativas nas compras de cartão de crédito, diminuindo o número de recusas e aumentando as vendas.
O funcionamento do recurso acontece da seguinte forma: quando um cliente realiza uma compra, mas ela é recusada por alguma falha no pagamento, são acionados outros gateways de pagamento de forma automática e são realizadas novas tentativas.
Segundo a gerente de Produto do time de Checkout da Yampi, Camila Defensor, todo esse processo acontece de forma transparente, o que só traz vantagens ao consumidor e ao lojista.
“A Retentativa Transparente é um recurso que permite ao lojista recuperar pedidos feitos com cartão de crédito, após estes terem sido reprovados pela afiliação de pagamento inicial. Essa nova tentativa de pagamento acontece no checkout de forma transparente, ou seja, não demanda que o consumidor realize nenhuma ação para que isso aconteça. É um fluxo que acontece internamente de forma ágil e eficaz”, explica.
Benefícios do recurso da Yampi
Os dígitos expressivos recuperados desde o lançamento da funcionalidade, em 2021, mostram que a solução pode trazer bons resultados aos lojistas que, para Camila, encontram na praticidade e no faturamento algumas das principais vantagens para implementar o recurso em seus e-commerces.
“O maior benefício é que, uma vez configurada, essa funcionalidade tem o potencial de aprovar mais pedidos, aumentando consequentemente o faturamento do lojista, sem que ele precise, no dia a dia, realizar nenhuma outra ação para que isso aconteça”, pontua.
O consumidor final, que compra em e-commerces com a Retentativa Transparente em funcionamento, também pode perceber vantagens.
“Quem compra pode não ter o seu perfil ou o seu cartão de crédito aprovados na primeira afiliação. Então, quando tentamos em outras afiliações, também deixamos a experiência do comprador mais positiva, porque ele não tem nenhum trabalho, não precisa fazer nenhuma ação para conseguir a aprovação do pagamento”, explica a gerente de Produto do time de Checkout da Yampi.
Para utilizar a Retentativa Transparente, os lojistas precisam habilitar a função no painel administrativo da Yampi e cadastrar quantas afiliações de pagamento quiserem. Importante destacar que esse recurso é nativo, ou seja, gratuito para todos os clientes do Checkout Transparente da Yampi.
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