O IBGE disponibiliza uma ferramenta online chamada “Nomes no Brasil”, que possibilita investigar a popularidade dos nomes. Este website oferece informações curiosas sobre os nomes registrados no país, classificados por gênero, cidades e estados.

Os usuários têm acesso a dados como o número de pessoas registradas com determinado nome, a frequência desse nome ao longo das décadas e a localização geográfica dessas pessoas, entre outros detalhes.

É importante ressaltar que o registro dos nomes vai de 1930 a 2010, e que o sistema não registra acentos. Por isso, é importante digitar os nomes sem qualquer tipo de acentuação.

Segundo o Censo Demográfico de 2010, o Brasil abriga cerca de 200 milhões de habitantes com mais de 130 mil nomes distintos. De acordo com o site, apenas os nomes com frequência igual ou superior a 20 em todo o país são listados. Para a Unidade da Federação selecionada, é exigida uma frequência mínima de 15 nomes iguais, enquanto para os municípios, a exigência é de pelo menos 10 nomes.

Conheça o site: https://censo2010.ibge.gov.br/nomes/

Com informações da revista Extra