O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriu edital que regulamenta a entrada de novos alunos do ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU 2018). O SISU utiliza como critério de classificação a nota obtida no Enem 2017. Nesta edição, o IFMA disponibiliza um total de 1.640 vagas em 41 cursos de graduação distribuídos por 15 campi. O período de inscrições vai de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.
Há vagas nos campi Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Caxias, Codó, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca.
Entre os cursos de bacharelado estão Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Industrial Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica, Sistemas de Informação e Zootecnia. O IFMA também abriu vagas para as licenciaturas em Artes Visuais, Biologia, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. Já os cursos de graduação tecnológica ofertados são Alimentos, Construção de Edifícios e Gestão de Turismo.
Em cada curso, 50% das vagas são destinadas ao sistema de cotas, que contempla candidatos que cursaram o Ensino Médio em escola pública. Conforme determina a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, uma porcentagem dessas vagas é reservada aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência. Mais detalhes sobre a distribuição de vagas podem ser verificados no termo de adesão do IFMA ao SISU.
Cronograma
O resultado da chamada regular estará disponível no site do SISU a partir do dia 2 de fevereiro, e os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula do dia 5 ao dia 7 de fevereiro.
Aqueles que não forem aprovados na primeira chamada regular podem entrar na lista de espera. Para isso, é preciso confirmar no Sisu o interesse pela vaga entre os dias 2 e 7 de fevereiro. Se houver vagas remanescentes, a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 9 de fevereiro.

Assessoria de Comunicação do IFMA