O Governo do Maranhão, por meio da Secretária de Estado do Turismo (Setur), lançou na última quarta-feira (7) o Programa ‘Maranhão Anfitrião, Povo Hospitaleiro’, uma política pública que propõe o fortalecimento das relações de hospitalidade entre os anfitriões, através de programas de desenvolvidos para o trade turístico do Maranhão.

Diversas frentes de promoção do turismo serão trabalhadas em ações itinerantes e permanentes como atualização de dados cadastrais e expansão de cursos de qualificação profissional, a exemplo de palestra e cursos de hospitalidade que irão incorporar o acolhimento com respeito aos diferentes perfis de turistas, além de fortalecer as entidades e atores da cadeia produtiva nos nove polos turísticos maranhenses. 

Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, o turismo é política pública estratégica e uma prioridade para o governo do Estado. “A importância do programa hospitalidade é principalmente esse grande encontro e a passagem do conhecimento do bem receber, que não significa só falar, mas significa sentir, fazer com que a nossa força cultural e nosso viver seja passado para o outro com alegria, com conhecimento mostrando, principalmente, que o nosso Maranhão é diverso”, destacou a secretária.

Socorro Araújo disse que durante a construção de programa Maranhão Anfitrião, percebeu que, embora o órgão público esteja presente nos municípios, o serviço não conseguem atingir a cadeia produtiva do turismo. “Nossa abordagem é fortalecer as relações institucionais entre os atores da gestão pública e do trade para juntos promovermos a inclusão dos anfitriões do turismo maranhense no acolhimento contínuo aos diferentes perfis de turistas”, completou a secretária.

O diretor técnico do Sebrae-MA, Mauro Borralho, participou do lançamento e falou sobre a parceria do Governo do Maranhão com toda cadeia produtiva do turismo maranhense. “O Sebrae se sente honrado e satisfeito em participar, assim em rede, de forma parceira conseguimos fortalecer cada dia mais o turismo, as pessoas que atuam no turismo, os grandes e pequenos negócios e todas as atividades”, assegurou Borralho.

O presidente da ABAV-MA, Jansen Santos, falou sobre a importância de apoiar programas e projetos em união. “A ABAV trabalha com os empresários e está aqui apoiando esse programa junto com várias entidades. O programa é importantíssimo para o nosso turismo e queremos que todos os anfitriões desse programa possam ter êxito no final”, afirmou.

Durante a solenidade foram tratadas as ações de dinamização da oferta turística regional e integrada, além da valorização da experiência de cada turista, o cronograma de atividades do fluxo do programa Expedições de Turismo no Maranhão, bem como o apoio à viabilização de um novo roteiro integrado em cada polo para atendimento às demandas.

De acordo com dados do coordenador estadual do programa Maranhão Anfitrião, Povo Hospitaleiro, secretário-adjunto da Setur, Ruan Tavares, atualmente o estado conta com 62 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro que serão beneficiados com o programa. “Esse programa dará condições melhores para acolher os nossos turistas e desenvolver o turismo em todo o Maranhão”, avaliou.

“Estamos lançando esta grande rede que é o Maranhão Anfitrião, Povo Hospitaleiro, com diversas parcerias, pois somente com o compromisso de instituições e sociedade civil poderemos fortalecer o turismo no Estado”, ressaltou a gestora, Socorro Araújo. 

Para a estudante de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Clara Maria, o programa dará a todos os maranhenses a qualidade da receptividade. “Além do brasileiro ser reconhecido como um grande acolhedor e o Maranhão ter as atratividades culturais, o programa dará informações para que tenhamos a receptividade para com as pessoas que estão chegando”, lembrou a estudante. 

Na ocasião, também houve a palestra com o tema ‘Hospitalidade e Competitividade em Destinos Turísticos’, ministrada pela professora doutora, Elizabeth Kyoko Wada, do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

“A gente falou muito no empoderamento do anfitrião, onde cada profissional do turismo, seja no trade ou no seu local de trabalho, sintam-se de verdade um anfitrião. O Maranhão terá um povo anfitrião, se tiver o povo hospitaleiro atuando dessa maneira”, afirmou a palestrante.

Programa

O programa Maranhão Anfitrião, Povo Hospitaleiro, da Setur busca resultados da valorização das parcerias e ações integradas entre os polos com vistas ao fortalecimento do efeito multiplicador do turismo na economia regional. Além disso busca a dinamização da experiência turística e ao aumento do tempo de permanência do turista, melhorando assim, a performance dos anfitriões do turismo maranhense para o acolhimento à demanda diversificada em termos de gênero, sexualidade, etnicidade, religião, classe social entre outras identidades da diversidade humana.