A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), por meio da Superintendência de Educação Ambiental, participou dos encontros locais preparatórios para a II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (II CONEEI), nas aldeias de Cururu e Turizinho, no mês de março.
A Conferência irá instituir um espaço de diálogo e pactuação entre os povos indígenas, representantes das secretarias estaduais e instituições que lidam com a causa indígena. O objetivo é assegurar maior autonomia dos povos indígenas no âmbito da educação escolar, discutindo novos caminhos, avanços e a qualidade do ensino.
As conferências locais são uma maneira de dar voz a diferentes segmentos envolvidos nas questões indígenas, para que eles possam expressar seus consensos com relação ao papel que a educação escolar deve assumir no fortalecimento cultural e na construção da cidadania indígena, discutindo os avanços conquistados e desafios que precisam ser enfrentados para a efetivação de uma educação escolar associada aos seus projetos societários.
As propostas construídas em cada conferência local irão compor um documento base da II CONEEI, que está estruturada em torno de cinco Eixos Temáticos: Organização e Gestão da Educação Escolar Indígena; Práticas Pedagógicas Diferenciadas na Educação Escolar Indígena; Formação e Valorização dos professores Indígenas; Políticas de Atendimento à Educação Escolar Indígena na Educação Básica e Educação Superior. Tendo como responsáveis as secretarias de Estado de Meio Ambiente, dos Direitos Humanos e Participação Popular, Igualdade Racial, Fazenda e Universidade Estadual do Maranhão.
Após as etapas locais, será realizada a etapa regional no final do primeiro semestres deste ano com a participação dos estados de Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Goiás e, posteriormente, no final do segundo semestre deste ano, da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, em Brasília.
Asom