O candidato derrotado no primeiro turno na disputa presidencial Ciro Gomes (PDT) votou na manhã deste domingo na Secretaria da Saúde do Ceará, em Fortaleza. Após o voto, Ciro afirmou que votou seguindo orientação do partido, que declarou apoio ao candidato petista, Lula.

“Segui a orientação do partido, como eu sempre faço. Tenho um grande respeito e gratidão pelo PDT, especialmente por Carlos Lupi, e segui a orientação do partido”, afirmou a jornalistas.

Assim como nas eleições de 2018, Ciro Gomes se manteve ausente da campanha no segundo turno em 2022 e evitou participar de atos ao lado do candidato Lula. Ele disse que foi uma decisão particular

“Foi uma decisão minha, embora eu tenha feito uma declaração, na reunião do partido, eu apoiei a decisão do partido e em seguida gravei um depoimento, agora eu tenho um dever de coerência com a minha vida, com o que eu falei, com o que eu penso e com as minhas preocupações.”

O ex-candidato evitou falar da relação com os irmãos, que ficaram divididos durante a campanha. O ex-ministro e senador Cid Gomes, e Ivo Gomes, prefeito de Sobral, se engajaram na campanha em favor de Lula no segundo turno.

“Pois é, o céu está bonito, o sol amanheceu bonito. Vamos valorizar oque tem valor”, respondeu Ciro, quando questionado sobre a manifestação dos irmãos. Ele compareceu ao local de votação acompanhado da mulher e de assessores, mas sem aliados políticos.

O pedetista encerrou a entrevista após a votação reafirmando que não participará do governo do próximo presidente. “Não participarei de nenhum dos dois governos, quem quer que seja eleito.”

Ciro Gomes foi o quarto mais votado no primeiro turno das eleições 2022, com 3.559.287 votos, equivalente a 3,04% dos votos válidos.

Com informações do G1