A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão enviou uma nota de esclarecimento para o Blog do Marco Silva sobre o caso das duas ambulâncias que não pararam para atender a vítima de um grave acidente de trânsito, que ocorreu neste domingo (25), em Coroatá.

A Secretaria de Saúde se solidarizou com a família do idoso Raimundo Jansen Mota, de 65 anos, que morreu após o acidente, e prometeu identificar e apurar a conduta das equipes das ambulâncias em razão da omissão de socorro à vítima.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamenta o trágico acidente na MA-020 e se solidariza com a família da vítima. A SES comunica que vai identificar e apurar a conduta das equipes das ambulâncias em razão da omissão de socorro à vítima do acidente.

A Secretaria ressalta, também, que a cidade de Coroatá possui uma base descentralizada do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), com veículos de suporte avançado e equipe médica para atender demandas de emergência”, diz a nota.

O acidente

Uma câmera de segurança flagrou o momento da colisão entre uma moto e um carro, que ocorreu na MA-020. 

Nas imagens é possível ver um carro invadindo a contramão e batendo violentamente contra o motociclista. Cerca de 14 segundos após o acidente aparece a primeira ambulância. O condutor apenas desvia de um carro e uma moto e segue viajem sem parar para atender a vítima.

Pouco tempo depois, outra ambulância também aparece nas imagens. O motorista toma a mesma atitude do anterior e se recusa a parar para atender a vítima, que estava em estado grave e foi indevidamente retirada do meio da pista por um homem não identificado.

A recusa em atender uma vítima de acidente de trânsito em estado grave gerou revolta dos moradores de Coroatá, que se manifestaram nas redes sociais pedindo que as autoridades policiais identifiquem os condutores das duas ambulâncias e os puna por omissão de socorro.

Vítima morreu

Testemunhas informaram que o motociclista foi levado para a UPA de Coroatá, mas não resistiu aos graves ferimentos e morreu por volta das 18h45.

A polícia já identificou o motorista do carro que provocou o acidente e fugiu do local sem prestar socorro à vítima. O caso será investigado pela Polícia Civil.