A jovem Rafaela Oliveira Nascimento, de 17 anos, internada em estado gravíssimo no Hospital Geral Municipal (HGM) de Codó devido à Síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) e à necrólise epidérmica tóxica (NET), terá o transporte aéreo necessário para sua transferência a São Luís. A Secretária Municipal de Saúde, Ava Fabian, confirmou que o voo será realizado amanhã pela manhã, garantindo o deslocamento seguro da jovem para o Hospital da Ilha, onde já foi liberado um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cirúrgica.

Rafaela, que está entubada e com 73% de sua pele afetada, precisa de cuidados médicos avançados que não podem ser oferecidos em Codó. A transferência aérea foi solicitada devido à gravidade de seu quadro, já que os médicos afirmaram que a viagem terrestre seria arriscada.

Contudo, Ava Fabian também informou que uma nova avaliação médica será feita na noite deste sábado (12) para verificar a possibilidade de realizar o transporte via ambulância, já que a paciente apresenta sinais de estabilidade hemodinâmica. Caso o transporte terrestre seja considerado seguro, a transferência poderá ocorrer ainda hoje.

A mobilização da família e da sociedade em busca de auxílio sensibilizou as autoridades, e agora a jovem terá a chance de receber o tratamento especializado que tanto precisa.