A secretária de Meio Ambiente de Codó, Nicole Veras, concedeu entrevista ao programa Codó Acontece na manhã desta segunda-feira (11). Na ocasião, ela fez um balanço das ações da pasta durante os três anos da gestão Cidade de Todos, destacando avanços e desafios.
Ecopontos e Bolsa Catador:
Um dos pontos fortes da gestão foi a instalação de Ecopontos em diversos bairros da cidade. Estes espaços facilitam o descarte correto de diversos materiais, como entulho, restos de poda, móveis velhos, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais.
Outro destaque foi a criação do Bolsa Catador, um auxílio mensal para catadores de materiais recicláveis. O benefício tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida dessa categoria profissional.
Novo Aterro Sanitário:
A grande conquista para a população codoense foi a construção de um novo Aterro Sanitário. O antigo lixão, localizado no Bairro Codó Novo, será desativado e transferido para o KM 12, fora da zona urbana, há mais de trinta anos, a população de Codó sofria com o lixão. Essa mudança resolve de vez um problema crônico que afetava os moradores da região.
Conscientização e arborização:
A secretária Nicole Veras também destacou a importância da colaboração da população para a preservação do meio ambiente. Ela mencionou o problema do descarte irregular de lixo em alguns pontos da cidade e reforçou a necessidade de conscientização da população.
Por fim, a secretária também destacou o programa de arborização urbana, que já plantou diversas mudas de ipês, flamboyants e outras espécies na cidade.
Apesar dos avanços, ainda há muitos desafios a serem enfrentados na área de meio ambiente em Codó. A secretária Nicole Veras mencionou a necessidade de ampliar a coleta seletiva, investir em educação ambiental e combater o desmatamento ilegal.
Deixe um comentário