Santos e São Paulo são rivais, mas ambos têm algo em comum, isto é, revelam craques a todo momento. Alguns chegam na Seleção Brasileira e ganham destaque mundial. As figuras mais recentes são Neymar e Casemiro.
Mantenha-se informado sobre as notícias do Santos e leia o texto:
Pelé e Neymar
Foto: Fernando Dantas
A Seleção Brasileira tem muito o que agradecer ao Santos. Imagina revelar para o mundo dois jogadores como Pelé e Neymar? São duas gerações diferentes, porém talento de sobra.
A importância de Pelé vai muito além de títulos, ele foi responsável pela mística da camisa 10 e também levou o futebol brasileiro para o mapa. O precursor de tudo. Vale destacar as crônicas do jornalista Mário Filho, que colocaram Pelé como o rei do futebol. O único jogador a se sagrar campeão do mundo três vezes.
O insuperável Edson Arantes do Nascimento morreu em 2022, aos 82 anos, em decorrência de um câncer no cólon. Contando com as passagens pelo Santos e Seleção Brasileira, o Rei fez 1283 gols. Este número consta no Livro de Recordes.
No século XXI, chegou a vez de Neymar brilhar, outro atleta revelado pelo Santos. Todos queriam ter o mesmo cabelo de Neymar Júnior, aquele moicano “estiloso”. Se envolvendo em polêmicas na mídia, o santista virou uma celebridade rapidamente.
A marca de Neymar é e sempre será o futebol ‘moleque’ e irreverente. Foi dessa forma que ele levou o Santos ao topo novamente e ganhou tudo no Barcelona. Na Seleção Brasileira, o camisa 10 bateu um recorde importante. Na contagem da FIFA, Neymar já tem mais gols que Pelé vestindo a amarelinha.
O fato é que os dois maiores artilheiros do Brasil são jogadores criados no Santos: Pelé e Neymar.
Rogério Ceni e Casemiro
Do lado do São Paulo, Rogério Ceni foi quem mais honrou o Tricolor Paulista e a Seleção ao mesmo tempo. O “M1TO” disputou incríveis 1.237 jogos no clube paulista e marcou 131 gols. O maior goleiro artilheiro da história do futebol.
Duas palavras podem definir a relação entre Ceni e São Paulo: dedicação e lealdade. Foram mais de 20 anos vestindo a camisa tricolor. E foi extremamente vitorioso, com 18 títulos no total.
Na Seleção, o jogador mais vencedor da história do São Paulo enfrentou muita concorrência e não foi priorizado. Porém, ele atuou em 17 partidas e foi campeão da Copa do Mundo de 2002.
De subestimado a titular inquestionável da Seleção Brasileira. O volante Casemiro saiu cedo do São Paulo após conquistar a Sul-Americana de 2012 e construiu uma carreira brilhante na Europa.
Muitos se perguntaram por que o Real Madrid se interessou em Casemiro. Depois de se adaptar ao futebol espanhol, ele mostrou “suas garras”. Foi o melhor volante do mundo entre 2018 e 2022.
Do São Paulo para o mundo, Casemiro se tornou uma peça fundamental para o Brasil de Tite. Disputou duas Copas do Mundo e saiu com boas atuações. Em termos de títulos, deixou a desejar. No entanto, o estilo de jogo do volante marcou uma geração. Um clássico ladrão de bolas, mas com visão de jogo.
Deixe um comentário