Faltando menos de 20 dias para o início das eleições municipais, o ex-prefeito Biné Figueiredo permanece inelegível, segundo certidão emitida na manhã segunda-feira (29) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O documento, disponível no site oficial da justiça eleitoral, deixa claro que a condição de inelegibilidade de Biné Figueiredo ainda está em vigor, impedindo-o de participar do pleito eleitoral deste ano.

Como muitas pessoas estão afirmando que a notícia não é verdadeira e que Biné Figueiredo está apto a disputar as eleições, o Marco Silva Notícias mostra, abaixo, como consultar a Certidão de Quitação Eleitoral do TSE.

Primeiro passo

O primeiro passo é clicar aqui e entrar no site do TSE. Você será encaminhado para a página de Certidão de quitação eleitoral.

Segundo passo

Após entrar no site, o segundo passo é preencher os campos com as informações pessoais de Biné Figueiredo (veja abaixo) e depois clique em emitir:

  • Nome: Benedito Francisco Silveira Figueiredo
    CPF: 016347771139
    Data de Nascimento: 11/07/1940
    Nome da mãe: Eglantine da Silveira Figueiredo
    Nome do pai: Antonio José Serra Figueiredo

Terceiro passo

Após clicar em emitir, uma nova janela será aberta. Nela você terá acesso a Certidão de Quitação Eleitoral do TSE. Repare que o documento é atualizado no momento de sua solicitação.

Após emitido, o documento pode ser salvo ou impresso.

Insistência de Biné

Apesar do documento oficial do TSE, Biné Figueiredo tem insistido publicamente que o prazo de sua inelegibilidade já se esgotou e que está apto a concorrer nas eleições, gerando um impasse e questionamentos entre seus apoiadores e a população de Codó.

É importante destacar que situação parecida aconteceu em 2018, quando Biné Figueiredo insistiu em manter sua candidatura a deputado estadual e no dia das eleições teve seus votos anulados pela justiça eleitoral.