A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) promoveu, entre os dias 27 a 30 de novembro, o curso de boas práticas de produção de farinha para agricultores familiares da fábrica de farinha da Associação dos Moradores do povoado Flor do Dia, no município de Coroatá.
O curso faz parte de um dos quesitos para a inauguração da fábrica, que será realizada em breve pelo Governo do Maranhão.
A farinha produzida na comunidade receberá o Selo Gosto do Maranhão, uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da SAF, para valorizar e fortalecer as identidades sociais e produtivas dos segmentos da agricultura familiar.
Para o titular da pasta de Agricultura Familiar, Diego Rolim, a nova agroindústria de Coroatá vai expandir e fortalecer a cadeia produtiva da mandioca na região. “Além de gerar trabalho e renda para as famílias”, acrescentou.
A produção de farinha e seus derivados é a base econômica de algumas famílias que vivem nas comunidades da zona rural e é a fonte de renda de produtores rurais do município de Coroatá. A cadeia produtiva da farinha de mandioca, tradicional produto da mesa do maranhense, gera renda e oferece um alimento seguro ao consumidor.
Para o agricultor familiar da comunidade, Raimundo de Jesus Mendes (Bida), “a instalação da agroindústria na comunidade irá melhorar nossas condições de trabalho, bem como a questão da qualidade da produção da farinha para comercializarmos e garantir nossa renda”, disse.
Curso de Boas Práticas
O curso está sendo ministrado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). São ensinadas técnicas de fabricação de farinha com qualidade, além de higiene na manipulação do alimento.
O instrutor do SENAR, Gilberto Smith, disse que o trabalho é voltado para o melhoramento de farinha para a comunidade do povoado Flor do Dia. “É uma ação que agrega valor ao produto final com tecnologia e melhora aquilo que o produtor já sabe fazer, além de capacitar para que eles produzam um produto de qualidade”, explicou.
As boas práticas são procedimentos feitos para assegurar as condições sanitárias adequadas no processo produtivo, e com isso proporcionar mais qualidade ao alimento e saúde para o consumidor.
Deixe um comentário